Passageiros encontram baratas nos ônibus de São Paulo

Reprodução
Passageiros de ônibus da capital paulista têm reclamado da sujeira e da presença de baratas nos veículos. Telespectadores do Bom Dia SP registraram a presença dos insetos em duas linhas, a 179X, Jardim Fontális-Metrô Barra Funda, e a 3462, Vila Santana-Metrô Tatuapé, mas há reclamações em outras regiões da cidade.

Pela lei, as empresas de ônibus de São Paulo precisam desinsetizar os veículos a cada três meses, um procedimento que, aliado à limpeza, previne a proliferação de baratas.
A linha 179X, onde um passageiro registrou a circulação de diversas baratas pequenas, foi autuada quatro vezes por falta de limpeza em 2016, oito em 2017 e cinco desde o início de 2018.
Já a linha 3462 foi autuada seis vezes pelo mesmo motivo em 2016 e quatro vezes em 2017. Não houve reclamações formais da linha em 2018.
Para o biólogo Sérgio Bocaline, nos ônibus, as baratas “encontram tudo o que elas precisam: alimento e abrigo”, diz, em referência ao lixo com restos de alimento jogados pelos próprios passageiros.
“As baratas são transmissoras de uma série de microorganismos que provocam doenças, normalmente relacionadas à parte gastrointestinal”, diz Bocaline. “O contato com a superfície em que a barata passou, se a pessoa colocou a mão, ou ela passou em cima de algum utensílio, isso indo à boca, pode-se representar um risco à saúde”.
A SPTrans disse que vai intensificar a fiscalização quanto às condições de higiene e limpeza nas linhas e, em caso de irregularidades, serão adotadas as medidas cabíveis contra as empresas responsáveis. O órgão diz também que sempre verifica se a desinsetização está dentro do prazo de validade.
G1 SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo