Leandro Ferreira/AAN |
A Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) fechou, na manhã nesta segunda-feira (16), pelo menos oito pontos clandestinos de vendas de passagens de ônibus em Campinas (SP). A operação, em parceria com a Guarda Municipal, agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Polícia Civil, é um complemento da ação de domingo (15), quando três coletivos foram apreendidos e 49 passageiros tiveram a viagem interrompida.
Na manhã desta segunda, a Rua Salustiano Penteado, próximo à antiga rodoviária, foi isolada. No local, funcionavam pontos de vendas de passagens, alguns em pequenos escritórios e outros em bares ou estacionamento. O alvará que eles apresentaram não permitia vendas de bilhetes.
Foram apreendidos blocos de passagens em branco, outros já preenchidos, além de cartões de propagandas de empresas de ônibus e cadernos de contabilidade. Os proprietários dos estabelecimentos foram multados em R$ 8 mil por vendas de bilhetes sem contratos, de acordo com a força-tarefa da operação.
No domingo, de acordo com a ANTT, R$ 45 mil em multas foram aplicadas na operação batizada “Golfo de Áden”. Entre as irregularidades flagradas pelos agentes, estavam ônibus com cronotacógrafo vencido, para-brisa trincado, extintor de incêndio vencido e sem carga, além de bagagem no corredor.
G1 SP