A Viação Cidade das Dunas completou 22 anos neste mês de abril. A empresa foi fundada em 01 de abril de 1996, após cisão da antiga Viação Cidade do Sol. A empresa contou, inicialmente, com uma pequena parte da frota oriunda da Cidade do Sol, além de veículos seminovos para operar as três linhas urbanas – também de origem da antiga empresa – que passaram a ser de sua responsabilidade: 24 – Pitimbu/Ribeira, 33 – Cidade Satélite/Praia do Meio, 40 – Cidade Nova/Mãe Luíza, além do trajeto metropolitano Nova Parnamirim/Ribeira.
Desde o início de suas operações, a empresa já se destacava pela alta qualidade com que operava suas linhas e a capacidade de ampliar a atuação de suas linhas, atendendo mais comunidades. Em relação à sua frota, a renovação constante e o conforto ofertado pelos veículos marcam positivamente a empresa.
Cidade das Dunas substituiu pequena parte da Cidade do Sol |
Ao longo dos últimos 22 anos, a empresa renovou sua frota com veículos de praticamente todas as carrocerias, e fez poucas mudanças visuais nos ônibus: foi a única a manter a numeração de seus veículos com o ano do ônibus (regra utilizada pelas empresas natalenses até 1999,quando cada empresa passou a adotar um código, substituindo o ano do veículo). Além disso, a partir de 2010, retirou a cor verde dos parachoques dos veículos, alterando o layout dos ônibus.
A mudança na pintura atendia o propósito de não confundir os usuários já que, dois anos antes, em 2008, o grupo empresarial responsável pela Dunas fez uma reforma operacional para modificar suas operações de acordo com o perfil das linhas urbanas e metropolitanas. Assim, as linhas urbanas de Natal passaram ser operadas pela Cidade do Natal, empresa nascida a partir da Cidade das Dunas com boa parte de seus ônibus e com toda sua estrutura de funcionários e garagem.
Com a mudança, a Cidade das Dunas se dedicou a operação de linhas metropolitanas e intermunicipais. A empresa ocupou o 4º lugar no ranking das empresas da Grande Natal avaliado pelo Portal UNIBUS RN e o 1º lugar no ranking das empresas metropolitanas/intermunicipais.
O crescimento do grupo, especialmente quando ainda se concentrava unicamente na Cidade das Dunas, motivou a criação da Cidade do Natal e a divisão formal das empresas. Entre o aumento das operações, destacam-se o atendimento de diversas outras linhas: 33A (Planalto/Praia do Meio), 33B (Planalto/Lagoa Seca), 41A (Leningrado/Ribeira), 57 (Mãe Luíza/Nova Descoberta), e 588 (Circular – Campus) além das linhas intermunicipais Circular – Cidade Verde/Ponta Negra, Nova Parnamirim/Ribeira, via Av. Abel Cabral, e Ceará-Mirim/Natal/Rodoviária.
Empresa também participou do ‘Consórcio Zona Sul’, entre 2007 e 2010. |
O grupo empresarial também mantém a operação das linhas que atuava quando a Cidade das DUnas surgiu, com algumas alterações: a 33 se tornou Planalto/Praia do Meio, sendo atualmente a linha com maior quantidade de veículos em Natal, e operação 24 horas. Já a linha 40 também teve mudança em seu itinerário, se tornando Planalto/Mãe Luiza. A linha 24, por sua vez, foi substituída pela linha 57 (que inicialmente tinha o trajeto Nova Descoberta/Mãe Luiza). A Cidade das Dunas também já operou as linhas 85 – Soledade I/Petrópolis, 586 – Alimentador Planalto, 590 – Nova Descoberta/Cidade da Esperança e 600 – Circular Norte Bairros, além da intermunicipal Eucaliptos/Ribeira.
O Portal UNIBUS RN parabeniza a Viação Cidade das Dunas pelos 22 anos de existência, desejando sucesso na continuidade da prestação de seus serviços e agradecendo a atenção com que sempre somos atendidos.
Colaboração: Rubson Caetano (Portal Busologia Natalense)
Fotos: Acervo UNIBUS RN / Acervo Natal de Ontem / João Maria Gomes