Parnamirim é o primeiro município do RN a encaminhar à Câmara de Vereadores, o seu Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob Parnamirim – em forma de lei para aprovação. Como não tramita em caráter de urgência, a Câmara ainda não definiu uma data para a possível audiência pública que irá apresentar o PlanMob, que segue apreciado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
“O Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim tem efeitos sobre os próximos 20 anos, reunindo ações para comportar o fluxo de pessoas, veículos e cargas no trânsito do terceiro maior município do RN, que cresce a 6 mil habitantes por ano”, disse o Prefeito Rosano Taveira.
Concluído em dezembro passado, após diversas audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), com participação popular, o PlanMob Parnamirim prevê ações sobre os modos e serviços do transporte urbano e da infraestrutura de mobilidade no município.
“Dentre outras propostas, o Plano de Mobilidade Urbana pretende reduzir congestionamentos no trânsito, ampliar o deslocamento coletivo e requalificar o bairro Centro para os moradores, melhorando, inclusive, o trânsito no local”, diz o Secretário da SESDEM, Marcondes Rodrigues.
Outras ações incluem a criação de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, pavimentação de calçadas, readequação de canteiros para bicicletários, padronização dos pontos de acesso aos transportes coletivos e a relocação do comércio instalado sobre calçadas, para o trânsito livre dos pedestres.
Adalberto da Silva, morador do bairro Passagem de Areia, faz uso da bicicleta para se deslocar até o local de trabalho, na Cohabinal. Para ele, a implantação de ciclovias vai facilitar o seu dia a dia. “No trânsito, quem usa a bicicleta costuma ser desrespeitado por motociclistas e condutores de veículos. Com certeza, criar ciclovias vai nos garantir mais segurança”, diz o cidadão Adalberto da Silva.
O PlanMob também prevê implantar mais sinalizações de trânsito e mudanças no sentido de circulação dos veículos em determinados pontos críticos. Além disso, prevê a redução dos impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel, como acidentes, e a capacitação dos agentes envolvidos na gestão da mobilidade, além de promover a gestão participativa da mobilidade urbana.
O PlanMob Parnamirim se constitui como um importante instrumento de planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, sendo especificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.