Os modelos de ônibus da marca Marcopolo se destacam pela
grande presença nas cidades. O ‘Torino’, principal produto urbano da
encarroçadora gaúcha estão presente fortemente em todas as capitais e grandes
cidades. O Especial UNIBUS RN resgata hoje a presença do Torino GVII, lançado
em 1999 e que fez parte de boa parte das empresas potiguares.
grande presença nas cidades. O ‘Torino’, principal produto urbano da
encarroçadora gaúcha estão presente fortemente em todas as capitais e grandes
cidades. O Especial UNIBUS RN resgata hoje a presença do Torino GVII, lançado
em 1999 e que fez parte de boa parte das empresas potiguares.
A pioneira a adquirir unidades do modelo foi a Transportes
Pirangy, com a compra de unidades no ano do lançamento, em 1999. Os ônibus
tinham chassi Mercedes-Benz OF 1721, e após a venda da empresa, em 2001, foram
repassados a Reunidas – sua compradora – e se mantiveram na frota até 2007.
Pirangy, com a compra de unidades no ano do lançamento, em 1999. Os ônibus
tinham chassi Mercedes-Benz OF 1721, e após a venda da empresa, em 2001, foram
repassados a Reunidas – sua compradora – e se mantiveram na frota até 2007.
Além deles, a Reunidas trouxe diversas outras unidades para
a frota municipal. Adquiriu veículos de fábrica, e também trouxe modelos usados
da Paraíba, de empresas do seu grupo empresarial. Parte desses veículos eram
com configuração alongada. Todos os veículos da Reunidas tiveram chassi
Mercedes-Benz OF 1721.
a frota municipal. Adquiriu veículos de fábrica, e também trouxe modelos usados
da Paraíba, de empresas do seu grupo empresarial. Parte desses veículos eram
com configuração alongada. Todos os veículos da Reunidas tiveram chassi
Mercedes-Benz OF 1721.
Um dos modelos pertencentes a Reunidas foi o primeiro ônibus
da região metropolitana de Natal com porta de desembarque no meio do veículo. O
carro de numeração 0818 passou por reforma, e teve a porta adaptada desde o início
de suas operações, em 2005. A partir dos testes realizados com ele, em 2007, a
frota de Natal teve a porta de saída modificada para o meio – permanecendo assim
até 2010.
da região metropolitana de Natal com porta de desembarque no meio do veículo. O
carro de numeração 0818 passou por reforma, e teve a porta adaptada desde o início
de suas operações, em 2005. A partir dos testes realizados com ele, em 2007, a
frota de Natal teve a porta de saída modificada para o meio – permanecendo assim
até 2010.
Na empresa irmã da Reunidas, a Santa Maria, o Torino GVII
também esteve presente ‘aos montes’, e operaram linhas urbanas e metropolitanas
da empresa. As configurações e contexto de compra (novos e usados) também
ocorreu na Santa Maria. Enquanto na Reunidas eles saíram da frota em meados de
2008, na Santa Maria perduraram até meados de 2010.
também esteve presente ‘aos montes’, e operaram linhas urbanas e metropolitanas
da empresa. As configurações e contexto de compra (novos e usados) também
ocorreu na Santa Maria. Enquanto na Reunidas eles saíram da frota em meados de
2008, na Santa Maria perduraram até meados de 2010.
Na Santa Maria, o pioneirismo do Torino GVII se deu pela
presença de um veículo com elevador para deficientes físicos, na porta
traseira. O modelo foi um dos últimos que passou a fazer parte da frota da
empresa e não rodou por muito tempo na empresa. O ônibus já havia operado
linhas na Paraíba, em empresas do mesmo grupo empresarial da Santa Maria.
presença de um veículo com elevador para deficientes físicos, na porta
traseira. O modelo foi um dos últimos que passou a fazer parte da frota da
empresa e não rodou por muito tempo na empresa. O ônibus já havia operado
linhas na Paraíba, em empresas do mesmo grupo empresarial da Santa Maria.
Por duas ocasiões, o Torino foi comprado zero quilômetro
pela maior empresa do estado, a Transportes Guanabara. Em 2001, três unidades
passaram a fazer parte da frota da empresa – uma encarroçada em chassi
Mercedes-Benz OF 1721, e duas no modelo OF 1417, também da Mercedes.
pela maior empresa do estado, a Transportes Guanabara. Em 2001, três unidades
passaram a fazer parte da frota da empresa – uma encarroçada em chassi
Mercedes-Benz OF 1721, e duas no modelo OF 1417, também da Mercedes.
Em 2004 a empresa adquiriu novamente o modelo, desta vez com
diversas unidades, todas encarroçadas em chassis Mercedes-Benz OF 1721.
diversas unidades, todas encarroçadas em chassis Mercedes-Benz OF 1721.
Após ser vendida ao grupo pernambucano da Empresa
Metropolitana, outras unidades do Torino também fizeram parte da Guanabara,
estes, porém, usados de Pernambuco. Todas as unidades da empresa já foram
aposentadas.
Metropolitana, outras unidades do Torino também fizeram parte da Guanabara,
estes, porém, usados de Pernambuco. Todas as unidades da empresa já foram
aposentadas.
A Cidade das Dunas também adquiriu o modelo urbano da Marcopolo
em mais de uma ocasião, com compras que ocorreram de 2003 a 2006, em variados
chassis – Mercedes-Benz e Volkswagen – e configurações curtas e longas.
em mais de uma ocasião, com compras que ocorreram de 2003 a 2006, em variados
chassis – Mercedes-Benz e Volkswagen – e configurações curtas e longas.
Alguns veículos fora repassados a empresa-irmã Cidade do Natal
parta continuar suas operações em Natal.
parta continuar suas operações em Natal.
Na Via Sul, as primeiras unidades do Torino GVII chegaram em
2006, e foram a maior renovação da empresa desde 1999 – em 2004, a empresa
havia adquirido apenas um micro-ônibus do programa ‘Transporte Cidadão’. Os
Torinos vieram usados de empresas do Rio de Janeiro, tinham chassis
Mercedes-Benz OF-1417 e OF-1721 em configurações curtas e padrão, e haviam sido
fabricados no ano de 2001.
2006, e foram a maior renovação da empresa desde 1999 – em 2004, a empresa
havia adquirido apenas um micro-ônibus do programa ‘Transporte Cidadão’. Os
Torinos vieram usados de empresas do Rio de Janeiro, tinham chassis
Mercedes-Benz OF-1417 e OF-1721 em configurações curtas e padrão, e haviam sido
fabricados no ano de 2001.
No início de 2007, outras unidades, também usadas, chegaram à
frota da Via Sul. Desta vez, veículos curtos, com chassis Mercedes-Benz OF 1417
fabricados em 2003 que tiveram a porta de saída adaptada para o meio do
veículo. Uma unidade fez parte, inicialmente, da frota de Natal, e outras três
foram direcionadas ao Consórcio Zona Sul, para operação de linhas
metropolitanas – posteriormente os veículos receberam a pintura padrão da
empresa após o fim da utilização da identidade visual do Consórcio.
frota da Via Sul. Desta vez, veículos curtos, com chassis Mercedes-Benz OF 1417
fabricados em 2003 que tiveram a porta de saída adaptada para o meio do
veículo. Uma unidade fez parte, inicialmente, da frota de Natal, e outras três
foram direcionadas ao Consórcio Zona Sul, para operação de linhas
metropolitanas – posteriormente os veículos receberam a pintura padrão da
empresa após o fim da utilização da identidade visual do Consórcio.
Ainda em 2007, mais duas unidades passaram a fazer parte da
frota da empresa. Eles haviam sido fabricados em 2004, e também eram usados do
Rio de Janeiro.
frota da empresa. Eles haviam sido fabricados em 2004, e também eram usados do
Rio de Janeiro.
A empresa Nossa Senhora da Conceição é a única das empresas
operadoras de linha em Natal que mantém unidades do Torino GVII presentes em
sua frota. Alguns veículos ainda fazem parte da frota ativa da empresa. Eles
foram comprados usados do Rio de Janeiro – semelhante a todos os outros Torino
GVII da empresa, uma vez que alguns veículos deste modelo já deixaram a frota
dela. A empresa adquiriu veículos com chassis Mercedes-Benz OF 1721 (já aposentados)
e OF-1722 (ainda em atividade).
operadoras de linha em Natal que mantém unidades do Torino GVII presentes em
sua frota. Alguns veículos ainda fazem parte da frota ativa da empresa. Eles
foram comprados usados do Rio de Janeiro – semelhante a todos os outros Torino
GVII da empresa, uma vez que alguns veículos deste modelo já deixaram a frota
dela. A empresa adquiriu veículos com chassis Mercedes-Benz OF 1721 (já aposentados)
e OF-1722 (ainda em atividade).
Na região metropolitana de Natal, o Torino GVII também
esteve presente na frota da empresa Oceano. A empresa comprou unidades zero
quilômetro em 2002 encarroçadas em chassis Mercedes-Benz OF 1721, quando ainda
tinha layout com predominância da cor amarela. Foram reformados, ganhando a
predominância da cor branca na pintura, e permaneceram na frota até meados de 2012.
esteve presente na frota da empresa Oceano. A empresa comprou unidades zero
quilômetro em 2002 encarroçadas em chassis Mercedes-Benz OF 1721, quando ainda
tinha layout com predominância da cor amarela. Foram reformados, ganhando a
predominância da cor branca na pintura, e permaneceram na frota até meados de 2012.
Além deles, comprados quando a Guanabara ainda era sua
proprietária, a empresa Metropolitana – que a adquiriu junto com a Guanabara em
2010 – incluiu em sua frota um Torino GVII em configuração semelhante aos já
existentes em tamanho e chassi, usado de Pernambuco.
proprietária, a empresa Metropolitana – que a adquiriu junto com a Guanabara em
2010 – incluiu em sua frota um Torino GVII em configuração semelhante aos já
existentes em tamanho e chassi, usado de Pernambuco.
Já na frota da empresa Trampolim da Vitória, o Torino GVII
esteve presente inicialmente com duas unidades de chassi Mercedes-Benz OF 1418
usadas do Rio de Janeiro. Posteriormente, a empresa recebeu novas unidades
repassadas da empresa pernambucana Cidade Alta, após ter sido adquirida.
esteve presente inicialmente com duas unidades de chassi Mercedes-Benz OF 1418
usadas do Rio de Janeiro. Posteriormente, a empresa recebeu novas unidades
repassadas da empresa pernambucana Cidade Alta, após ter sido adquirida.
Também operadora de linhas na grande Natal, a Parnamirim
Field teve duas unidades do Torino GVII, ambos repassados da empresa Cidade das
Dunas, sua acionista. Um veículo curto e outro longo, de chassis Mercedes-Benz
OF 1417 e outro Volkswagen 17-210 OD.
Field teve duas unidades do Torino GVII, ambos repassados da empresa Cidade das
Dunas, sua acionista. Um veículo curto e outro longo, de chassis Mercedes-Benz
OF 1417 e outro Volkswagen 17-210 OD.
A empresa Barros também foi uma grande compradora do modelo,
todos eles usados das empresas Reunidas e Santa Maria. A maioria dos ônibus
passou por reformas, perdendo a porta traseira. Além disso, todos eles ganharam
bancada acolchoada ou rodoviária, e cortina nas janelas. Após a parte da
empresa que operava as linhas ser vendida para a Trampolim da Vitória, os
ônibus foram direcionados ao setor de fretamento, onde a Barros atua, e
permanece com parte deles em sua frota.
todos eles usados das empresas Reunidas e Santa Maria. A maioria dos ônibus
passou por reformas, perdendo a porta traseira. Além disso, todos eles ganharam
bancada acolchoada ou rodoviária, e cortina nas janelas. Após a parte da
empresa que operava as linhas ser vendida para a Trampolim da Vitória, os
ônibus foram direcionados ao setor de fretamento, onde a Barros atua, e
permanece com parte deles em sua frota.
UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Ônibus Brasil