A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), juntamente com policiais do Batalhão de Trânsito e do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), promoveu, na manhã do último dia 12, na DF-003 Km 25, próximo à Estação do BRT, operação de combate ao transporte clandestino realizado em veículos de passeio, oriundos de cidades do entorno do DF/GO (Valparaíso, Jardim Ingá, Cidade Ocidental, Novo Gama e Luziânia).
O objetivo da iniciativa foi coibir essa atividade irregular que coloca em risco a vida dos usuários que utilizam esse tipo de transporte, muitas vezes sem as mínimas condições de segurança, em mal estado de conservação e com condutores inabilitados.
O valor da autuação para quem for flagrado realizando o transporte clandestino é de R$ 6.744,48, bem como aplicada a medida administrativa de apreensão dos veículos por no mínimo 3 dias, 72 horas em pátio credenciado da ANTT, além de responder pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pelos policiais do BPTRAN e BPRv.
As operações conjuntas ANTT e PMDF serão intensificadas em todo o Distrito Federal, a fim de coibir o transporte pirata, bem como garantir segurança aos usuários.
Aos usuários que desejarem denunciar o transporte clandestino de passageiros, podem realizar diretamente por meio da Ouvidoria da ANTT pelo número 166 ou no site www.antt.gov.br.
A operação em números:
15 servidores participantes (ANTT e PMDF)
35 veículos abordados
9 veículos apreendidos
25 autuações aplicadas
9 Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO lavrados
ANTT