A tão prometida licitação das linhas de Bayeux saiu. E não apenas para Bayeux; as linhas de Santa Rita, Conde e Cabedelo também foram licitadas. Isso explica grande parte das mudanças que têm sido vistas ultimamente, principalmente na Transnacional, que assumiu as linhas de Cabedelo, e agora também deve assumir as do Conde, substituindo a Santa Maria.
O já existente Consórcio Metropolitano agora assume as linhas de Bayeux já amparada pela licitação. O mesmo também deve ficar responsável por Santa Rita. Na prática, fica como esteve: as linhas de Bayeux seguem operadas pelas empresas do Consórcio Metropolitano – Reunidas, SIM, Santa Maria e Das Graças -, e as de Santa Rita, sozinhas com a SIM.
O Consórcio Metropolitano arrematou o lote 1, cujo valor do contrato foi estipulado em R$ 179.114.100,00.
Já a Transnacional garantiu as linhas de Cabedelo e do Conde, o lote 2, cujo valor do contrato foi estipulado em R$ 149.044.146,00
Os contratos passam a valer por um prazo de 10 anos.
Nova concessão, novos números de ordem
O Consórcio Metropolitano passou a adotar um novo padrão de numeração, recebendo o código 56 – sim, o código que era da extinta Almeida. Os carros da Santa Rita e da Reunidas passarão a rodar com o código, sendo a primeira com o padrão de quatro dígitos, ponto no meio, e a segunda, numeração fixa de cinco dígitos. A SIM vai renumerar a frota de 56.01 até no mínimo 56.49, enquanto a Reunidas numerará a frota de 56050 para cima.
Já a Transnacional se adequou bem antes. Toda sua frota foi numerada de 51XXX para cima, e logo os carros que rodam ainda como Santa Maria do Conde também serão reprefixados, só que nesse padrão.
As mudanças estão entrando em vigor ao longo dos próximos meses.
Cada lote, um app diferente
As linhas metropolitanas possuem monitoramento via GPS, e as previsões de chegada podem ser vistas em dois aplicativos.
As previsões do Consórcio Metropolitano são acompanhadas pelo CittaMobi.
As da Transnacional são acompanhadas pelo JampaBus – o mesmo usado nas linhas municipais de João Pessoa.
Em comum, todos possuem a mesma bilhetagem eletrônica e integração metropolitana com as linhas de João Pessoa.
Portal Ônibus Paraibanos