Desde a última quarta-feira (18), o programa Bike Sampa de bicicletas compartilhadas passou a oferecer mais uma modalidade para o empréstimo das laranjinhas. Trata-se do Plano 1 Viagem, no qual o usuário pode realizar uma única viagem de até 60 minutos com a bike por R$ 2.
créditos: Marcos de Sousa/ Mobilize |
Segundo a Tembici., que opera o sistema, o plano está disponível e é permanente em São Paulo, como já vem sendo adotado em cidades como Nova York, Washington e Londres. O objetivo é criar uma opção a mais a quem ainda não utiliza a bicicleta como meio de transporte e deseja fazer a experiência de forma esporádica, justifica a assessoria da empresa.
O plano pode ser adquirido pelo aplicativo Bike Itaú e nas estações com auto-atendimento. Para não ter custo adicional, a bike deve ser devolvida em uma das estações em até 60 minutos. Caso contrário, explicam os será cobrado R$ 5 a cada hora adicional. Os demais planos – diário, de três dias, mensal e anual – continuam à disposição dos usuários.
Bike Sampa
Criado há seis anos, o Bike Sampa foi modernizado e reinaugurado em janeiro de 2018. Até hoje, foi realizado um total de 291.920 viagens, informou a Tembici., que desde então passou a gerenciar o sistema.
Segundo os técnicos, o número de viagens/dia com as novas bikes triplicou após a renovação do projeto. Só em junho deste ano, foram realizadas 92.419 viagens, um aumento de 35% em relação ao mês anterior (maio/18), e o total de cadastrados chega perto de 36 mil usuários.
Mobilize Brasil