A semana foi de novidades no transporte da região metropolitana de Natal. Neste sábado, 04 de agosto, uma publicação no Facebook anunciou a suposta autorização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN) para uma nova linha metropolitana, ligando o Parque Industrial, em Parnamirim, a Ponta Negra, em Natal.
Ilustração/UNIBUS RN |
Atualmente, a linha P (Parnamirim/Ponta Negra) cumpre o trajeto, saindo do Centro de Parnamirim e atendendo o Parque Industrial apenas pela BR-101. A linha P é operada em conjunto pela empresa Trampolim da Vitória e por microônibus do serviço opcional “E2”.
Possível autorização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN) foi publicado nas redes sociais |
As operações das linhas do Parque Industrial são realizadas pela empresa Parnamirim Field, que desde o início do ano enfrenta graves problemas na execução de seus serviços. Em janeiro, a empresa chegou a suspender suas operações por dificuldades financeiras, gerando imbróglio que perdurou por semanas. Desde fevereiro, a empresa opera suas linhas com frota das empresas Santa Maria e Cidade das Dunas circulando a seu serviço. Na época da suspensão de serviços da Field, a Trampolim chegou a operar as linhas em seu lugar, alegando que a área de atuação da empresa, em Parnamirim, são de sua responsabilidade.
Para as operações da nova linha, ainda não há confirmação da empresa que irá operá-la, quantidade de veículos, nem mesmo quando o novo trajeto sairá do papel.
Novos ônibus
Três empresas da grande Natal colocaram em operação veículos semi-novos. Na grande Natal, a Santa Maria metropolitana, que opera linhas em Cidade Verde, renovou o carro 07014, retirando de circulação um Senior Midi, veículo de porte médio, com chassi Mercedes-Benz OF 1418 fabricado em 2007, chegado a Natal em meados de 2013 após ter sido utilizado na Paraíba, o substituindo por um Torino, ônibus de porte longo, com chassi Mercedes-Benz OF 1722. No histórico do novo 07014, estão duas empresas e cidades diferentes onde operou: a TransNacional – tanto em João Pessoa, quanto em Campina Grande. Só agora é a vez da grande Natal receber o veículo – que tem configuração de três portas. Além dele, um outro Torino também substitui outro Senior Midi: 07002. Ainda não há o histórico do novo veículo. Já o antigo, foi o último Senior Midi adquirido zero quilômetro pela Santa Maria na grande Natal, passando a fazer parte de sua frota em 2008.
Torino substitui Senior Midi 07014 |
Já a empresa có-irmã da Santa Maria, a Reunidas, recebeu mais uma unidade semi-nova do Viale em configuração três eixos. O novo carro 08101 tem chassi Mercedes-Benz OF 1722, e se integra a diversos outros veículos de configuração semelhante, que também rodavam na empresa TransNacional, de João Pessoa, na Paraíba, e foram transferidos para a Reunidas em Natal, onde ganham a operação da linha 73 – Santarém/Ponta Negra, principal trajeto da empresa.
Créditos: Portal Busologia Natalense |
Na maior empresa do estado, a Transportes Guanabara, ônibus usados também ganharam as ruas na última semana, após o fim da tabela de férias da frota local. Os ônibus são do modelo Torino, em configuração padrão e chassi Mercedes-Benz OF 1722, fabricados em 2010 e operavam linhas na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, pelas empresas Metropolitana e Caxangá, proprietárias da Guanabara. Além da Guanabara, a Expresso Oceano, divisão da empresa para as linhas metropolitanas e intermunicipais – que segue com suas operações, apesar do anúncio de ser descontinuada no final do ano passado – também vêm recebendo diversos veículos na mesma configuração desde o início do ano.
Guanabara e Oceano seguem incluindo Torinos ex-Pernambuco nas frotas. Alguns veículos ainda serão reformados.
O transporte opcional também têm tido sua frota renovada com micros usados. Há novos veículos usados de São Paulo nas linhas 304 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), 308 (José Sarney/Mirassol) e 600 (Parque dos Coqueiros/Norte Shopping).
Créditos: RN Bus |