Foto: Divulgação/PRB 10 |
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou o RioCard Mais, novidade para o pagamento de passagens no transporte público realizado por um cartão de débito pré-pago. Uma vez abastecido com créditos em dinheiro, servirá também para o pagamento de outras despesas, como compras em mercados e farmácias, contas de consumo e até recarga no celular. No evento realizado no último dia 1º no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito afirmou que o novo conceito de pagamento vai dar mais transparência à bilhetagem no transporte público, livrando o Rio da chamada caixa preta dos ônibus.
– Com o RioCard Mais, o desempregado terá um cartão que vai possibilitar a ele usar no transporte e também como cartão de débito pré-pago. Isso é importante para Prefeitura porque, com o cartão, saberemos a quantidade de passageiros, as viagens, as gratuidades, que darão parâmetro à negociação da tarifa. Ou seja, acabou a caixa preta dos ônibus – afirmou Crivella.
Previsto para entrar em circulação em 2019, o cartão RioCard Mais vai trazer comodidade e praticidade aos usuários do sistema, que poderão utilizá-lo em todos os modais: ônibus, BRT, metrô, trem, barca, VLT e vans legalizadas.
– Todas as pessoas terão acesso, tanto o passageiro de ônibus mais humilde quanto o mais rico. O dinheiro do Vale Transporte depositado pelo patrão é dele, não fica resíduo para o empresário de ônibus – explicou o prefeito.
No evento, Claudio Callak, presidente do RioÔnibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro), entregou ao prefeito o cartão RioCard Duo, já existente no mercado e com mais de dez mil unidades validadas, que vai ser ampliado e aperfeiçoado com o RioCard
Mais. O Duo tem funcionado como experiência no mercado, e hoje só pode ser adquirido na loja do RioCard no Centro. A versão Mais terá outras opções: poderá ser encontrado em todas as lojas do sistema, nas máquinas de recarga em pontos conveniados e via internet. A aquisição do cartão será gratuita, por meio de cadastro simples, sem consulta ao SPC/Serasa.
– Desde que firmamos parceria com a Prefeitura e passamos a reprogramar juntos o transporte por ônibus, nossa preocupação tem sido aumentar os benefícios e comodidades para os usuários – disse Callak, anunciando a entrega de mais 120 ônibus da nova frota da cidade, todos com ar-condicionado, wi-fi, carregadores para celular e em cores diferenciadas para facilitar a identificação pelos passageiros.
O novo cartão poderá ser recarregado no site www.recargafacil.riocard.com. Para as demais funções, basta ativar o cartão com um CPF e carregá-lo com o valor desejado por meio de aplicativo ou site. O RioCard Mais pode ser cadastrado como uma conta digital para recebimento de salários e outras receitas, e será aceito em qualquer estabelecimento comercial ligado à sua respectiva bandeira.
Prefeitura do Rio de Janeiro