Prevista para a última quinta-feira, 1°, a reunião dos vereadores com a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos, não ocorreu. A titular da STTU justificou a ausência e solicitou o adiamento das discussões para poder comparecer junto com os representantes da empresa de consultoria responsável pelos estudos para a regulamentação do transporte público da capital.
Ilustração/UNIBUS RN |
O encontro, que agora deverá acontecer na próxima quarta-feira, 7, servirá para discutir aspectos do projeto de lei que autoriza a Prefeitura a abrir licitação para o sistema público de transporte na cidade. A Câmara já havia aprovado um projeto em 2015, mas, após duas licitações desertas, a Prefeitura encaminhou novo texto – com mudanças para tornar a licitação mais atrativa para as empresas, que hoje operam sem regulamentação específica.
“Temos muito a discutir. A Prefeitura rebaixou nesse projeto os direitos já aprovados pela Câmara que tratam do piso baixo, ar condicionado, linhas noturnas, entre outros, deixando à disposição das empresas. Queremos que a própria STTU normatize isso”, explicou o vereador Sandro Pimentel (PSOL), que preside a comissão de Planejamento Urbano na Casa. Nesta e na Comissão de Transportes, o projeto recebeu parecer contrário.
Para o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (Avante), a ausência da empresa de consultoria não impediria a secretária de comparecer e prestar contas do serviço, mesmo assim, pelo bom diálogo, a discussão foi adiada para atender ao apelo da gestora da STTU. “Tratamos a presença dela como um convite, para que possamos debater e dialogar, de modo que ela venha esclarecer sobre esse projeto que está pautado para ser votado ainda neste ano. Após o debate, a votação em plenário deve ocorrer no próximo dia 22”, revelou o parlamentar.
Agora RN