A Superintendência de Trens Urbanos de Natal, através da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou nota nesta quarta-feira, 07 de novembro, para prestar esclarecimentos a respeito das notícias que têm sido veiculadas sobre a transferência de uma das composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Natal para o Distrito Federal.
Divulgação/CBTU |
De acordo com informações recebidas da Administração Central da Companhia, a CBTU dará início a uma nova operação de transporte de passageiros em Brasília, conectando a capital à cidade de Valparaíso, em Goiás. Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando duas composições de VLTs, uma de Natal (RN) e outra João Pessoa (PB).
Diante disso, a Superintendência Regional de Natal vem mantendo contato com o Diretor-Presidente da Companhia, uma vez que a retirada temporária de um dos VLTs da operação local causará prejuízos à oferta de serviços aos usuários, considerando que a demanda de passageiros nos municípios operados pela CBTU no Rio Grande do Norte já se encontra acima da capacidade atual.
Além disso, ainda este ano, terá início a modernização de trecho de via permanente em Natal, bem como está em tramitação projetos de ampliação da malha ferroviária, o que, consequentemente, aumentará a oferta de viagens e a demanda de passageiros.
A Administração Central da CBTU, por sua vez, informa que a Superintendência de Natal está prestes a receber cinco novos trens, já encomendados pela Companhia. No entanto, considerando o cenário atual, foi solicitado ao Diretor-Presidente que reconsidere o empréstimo do VLT de Natal, para não afetar o sistema ferroviário potiguar.
A Superintendência Regional informou ainda que tem acompanhado de perto a solução, buscando preservar os interesses dos passageiros, bem como a qualidade do serviço prestado.