“SETURN espera diminuição das tarifas”, diz consultor sobre emendas da licitação

Ilustração/UNIBUS RN
A diminuição da tarifa dos transportes públicos de Natal, que pode decorrer da reforma do projeto da licitação feita pelos vereadores da Câmara Municipal, é a grande expectativa do Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros do Município (Seturn). Isto é o que diz o consultor técnico do sindicato, Nilson Queiroga.

Queiroga explicou que é preciso que os impostos sejam retirados e os subsídios revistos. Deste modo, a tarifa não dependerá apenas do bolso do cidadão para compensar os investimentos feitos no transporte.
“A grande preocupação do Seturn se relaciona ao subsídio e à retirada dos impostos. Não há receita extra tarifária para diminuir o impacto de novos investimentos. O modelo nacional, em que o usuário paga na tarifa todo o custo da produção do transporte, está falido. No Brasil, 19 capitais retiraram os impostos. Esperamos que a tarifa se torne inferior à atual. Que o usuário pague menos. Isso não pode sair só do bolso do cidadão”, disse Nilson Queiroga.
O consultor afirmou que a questão votada na quarta-feira, 28, sobre a tarifa social pelos vereadores da Câmara de Natal tem cunho político.
Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn – Foto: José Aldenir / Agora RN
“Hoje se estabelece que, se há um feriado tal, se decreta uma tarifa social. Isso tem um impacto. Não para empresa, mas para o preço dos outros dias. Nos dias normais vai ter que ter um acréscimo para compensar o que está sendo diminuído. O município define se os usuários vão pagar mais nos outros dias para pagar menos quando houver a tarifa”, afirmou.
Na última quarta-feira, 28, os vereadores votaram aprovaram emendas do projeto de licitação. Dentre elas, o ponto que aprova o transporte noturno, em todos os dias da semana e nas quatro regiões administrativas da cidade. As linhas seriam pensadas levando em consideração um estudo de viabilidade a ser elaborado pela STTU.
Outra emenda aprovada garante uma renovação periódica da frota. A iniciativa obriga que os ônibus da cidade não tenham idade máxima superior a dez anos, e que a média da frota não ultrapasse quatro anos. De acordo com Nilson Queiroga, nenhum destes pontos apresenta qualquer novidade.
“Não é novidade. O serviço do transporte noturno já existe. As empresas têm roteiros específicos e são seis linhas noturnas que funciona, todos os dias. As empresas custeiam isso faz anos. A renovação da frota também não é novidade. Todo o sistema do Brasil tem uma previsão de uma depreciação da frota, que anteriormente era de até sete anos. Há seis anos, a idade média da frota daqui era de menos de quatro anos. Isso está dentro da razoabilidade, até demais”.
Para o consultor do Seturn, todavia, a votação das emendas é um processo sadio; um “momento importante” para Natal. Ele defende que os vereadores prossigam com a votação para que o sindicato possa avaliar o resultado depois.
“Eles estão no trabalho deles. É uma assembleia, são várias cabeças, e é um momento importante para a cidade. O Seturn não participa de nada, só estamos aguardando o desfecho, para ao final termos uma posição; se realmente melhorou ao que já está vigorando, ou não”, concluiu.
Portal Agora RN

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