A empresa Nossa Senhora da Conceição, operadora de linhas em Natal, concluiu a reforma de um segundo veículo do tipo ‘sanfonado’ da sua frota, retirando as articulações e transformando o ônibus em tamanho padrão. No início de fevereiro, um outro ônibus com a mesma configuração passou por reforma semelhante, com o propósito de avaliar a redução no consumo, servindo de ‘cobaia’ para que a empresa decidisse pela reforma e consequente redução dos ônibus articulados que compõem sua frota.
Reprodução/Ônibus do RN |
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De numeração 4817, o ônibus reformado é do modelo Urbanuss Pluss, fabricado pela montadora Busscar em 2008. Ele faz parte da frota da Conceição desde 2016, e possui chassi da marca Volkswagen, modelo 17-230 EOD.
Originalmente, foi comprado pela empresa Itamaracá, de Pernambuco, que, junto a também pernambucana empresa Cidade Alta, comprou parte das ações da Nossa Senhora da Conceição em 2011, mais tarde repassando o veículo. Porém, o negócio entre as empresas foi desfeito em 2018, e a Conceição agora pertence aos antigos proprietários.
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |
Desde então, a empresa está realizando uma série de ações para reduzir custos e viabilizar suas operações, que envolve a reforma dos articulados, reativação das operações com microônibus, unificação de linhas e prioridade para a retirada dos veículos que mais consomem combustível de sua frota.
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Apesar da mudança na sociedade, a frota dos veículos repassados pelas empresas pernambucanas para a Conceição nos anos em que estiveram juntas na mesma sociedade permanecem na viação potiguar. A empresa conta com mais de 100 veículos, parte deles usados da Itamaracá e Cidade Alta, além de 10 ônibus comprados pela sociedade zero quilômetro em 2012 – os mais novos da empresa.
Reprodução/Ônibus do RN |
Os detalhes da reforma do veículo são apresentadas em um vídeo no YouTube, do canal “Ônibus do RN”. Nele, é possível ver como o ônibus ficou após a perda das articulações, em configuração semelhante ao primeiro reformado, o carro 4815. O destaque em ambos fica por conta da falta de ajuste nas janelas finais do lado esquerdo, demonstrando que os ônibus foram, literalmente, recortados e remendados a partir da retirada das articulações.
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |
Já na parte interna do veículo, o 4817 manteve barras de apoios superiores, contribuindo com o tráfego e a segurança dos usuários, especialmente no momento do desembarque.
Reprodução/Ônibus do RN |
Ainda não há confirmação se haverá reformas em outros articulados da empresa Conceição, ou se serão mantidas as configurações originais para a operação em linhas de maior demanda.
Duas viagens
Além da Nossa Senhora da Conceição, a outra empresa urbana de Natal que tem ônibus em configuração articulada é a Reunidas. Eles fazem parte da sua frota desde 2010, quando dois veículos do modelo Viale, fabricados pela Marcopolo, com chassis Mercedes-Benz OF-1722, foram adquiridos zero quilômetro.
Com as numerações 0840 e 0880, ambos operam a linha 73 – Santarém/Ponta Negra, a maior de Natal em quantidade de veículos. A linha também conta com diversos ônibus em configuração de três eixos.
Mas desde o início de março, quando a frota potiguar voltou as operações em sua totalidade após as férias escolares, a operação de um dos articulados da Reunidas foi restringida. Agora, o ônibus 0840 realiza apenas duas viagens da linha, nos horários de maior pico pela manhã, amenizando a demanda. Já o 0880, continua com as operações o dia inteiro.
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |
Além da Conceição e Reunidas, a empresa Trampolim da Vitória também tem articulados na frota. As operações da empresa são na região metropolitana.
Em Natal, no início dos anos 1990, a empresa Cidade do Sol foi a responsável pelos primeiros articulados. Mas a viação foi vendida, dando origem as empresas Santa Maria e Cidade das Dunas/Cidade do Natal, que não possuem articulados nas suas frotas.
Foto: Acervo histórico/UNIBUS RN |
Três eixos: aumento de veículos na Reunidas
A frota de veículos com três eixos – os chamados “trucados” – também passa por mudanças em Natal. Na capital, eles estão presentes nas frotas das empresas Reunidas e Guanabara, em diversas unidades.
Na Reunidas, pioneira na operação com três eixos, diversos ônibus trucados semi-novos foram adicionados à frota nas últimas semanas. Eles vieram de João Pessoa, na Paraíba, oriundos de outras empresas do mesmo grupo empresarial.
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |
Os trucados são parte da renovação de frota da empresa, e iniciaram suas operações na última semana – junto a veículos de tamanho padrão vindos de empresas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, os primeiros da frota da Reunidas originais de Minas.
Na Guanabara, trucados deverão deixar a frota este ano
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |
Já os três eixos da Guanabara deverão encerrar suas atividades este ano. Comprados zero quilômetro em 2008, quatro veículos do modelo Viale, da Marcopolo, encarroçados no chassi Mercedes-Benz OF 1722 já contam com 11 anos de uso, e estão, atualmente, entre os ônibus mais velhos da empresa em operação.
Foto: Acervo/UNIBUS RN |
Por uma questão lógica, deverão permanecer na frota da maior empresa de ônibus do RN até sua próxima renovação, que poderá ser com veículos vindos de Pernambuco, onde a empresa Metropolitana, proprietária da Guanabara, atua.
Em Pernambuco, a empresa Metropolitana também conta com trucados em sua frota, comprados zero quilômetro em 2013. Não há confirmação se eles poderão substituir os Viale que venham deixar a frota da Guanabara.
Foto: Reprodução/Ônibus Brasil – Ilustração/UNIBUS RN |