NTU envia ofício ao governo federal solicitando redução do preço do diesel

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) informou, em nota, que enviou um ofício ao presidente da república, Jair Bolsonaro, solicitando redução do preço do diesel. O documento foi encaminhado nesta terça-feira, 16 de abril de 2019.
Foto: Ilustração/Arquivo UNIBUS RN
A associação solicitou ainda a adoção de políticas públicas para atenuar “o enorme peso do preço do óleo diesel no custo de vida dos brasileiros, tendo em vista o impacto que o aumento do combustível tem no preço das passagens”.
Nesta segunda-feira, 15 de abril de 2019, a Petrobras informou que não reajustaria as cotações do diesel e da gasolina em suas refinarias nesta terça-feira. Na última semana, a estatal já havia mantido os preços dos combustíveis para sábado, após um pedido de Bolsonaro.
A estabilidade dos preços foi aplicada após a Petrobras voltar atrás em uma elevação de 5,7% no diesel anunciada na última semana, que entraria em vigor na sexta-feira. Bolsonaro pediu à companhia, na época, uma explicação sobre os motivos da elevação de preços, agendando uma reunião com o presidente da estatal para esta terça.
Segundo a NTU, o diesel representa hoje 25% dos custos totais do transporte coletivo urbano por ônibus. Desta forma, a associação informou que o setor manifesta apoio à preocupação do governo com o reajuste do preço do óleo diesel, recém anunciado pela Petrobrás.
“É importante que o Executivo tenha em mente que o óleo diesel, utilizado para abastecer a frota de caminhões é o mesmo utilizado nos quase 100 mil ônibus urbanos em operação no Brasil”, disse Otávio Cunha, presidente executivo NTU, que assina o ofício.
Além disso, a NTU ressaltou ainda que o óleo diesel representava apenas 10% dos custos totais do ônibus na época em que existiam subsídios cruzados na cadeia do petróleo e o preço desse combustível representava apenas uma fração do preço da gasolina, situação que mudou ao longo dos anos.
A associação representa cerca de 500 empresas associadas e mais de 70 entidades patronais filiadas de todas as regiões do país. De acordo com a entidade, os ônibus realizam diariamente mais de 50 milhões de deslocamentos de pessoas nas cidades, o equivalente a 87% das viagens em transporte público coletivo urbano no país.
Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo