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O uso do itinerário lateral nos ônibus de Natal – Parte I

Historicamente, item faz parte da frota local
Apesar de não ter um sistema padronizado em relação à frota de ônibus, determinando a obrigatoriedade de itens e até mesmo o posicionamento das portas, espaçamento dos bancos, etc – a frota de Natal conta com itinerários laterais nos ônibus, informando à linha que o coletivo está operando, e contribuindo com os usuários no momento do embarque.
O uso do itinerário lateral na frota potiguar é antigo: ele está presente desde que o sistema de ônibus da capital começou a se projetar, na década de 1970. A partir da possível primeira organização do sistema local, ocorrida em meados da década de 1980, que dividiu a cidade em áreas de atuação de acordo com as empresas operadoras, os registros da época já mostram a presença do itinerário lateral, naquela época, próximo à porta traseira, por onde ocorria o embarque dos ônibus.
No primeiro momento, as empresas utilizavam placas indicando o número da linha e os principais pontos por onde aquele trajeto passava.
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O sistema de operação de acordo com áreas foi descontinuado ao longo dos anos de 1980, por falta de políticas públicas das gestões municipais. Com isso, o sistema local tornou-se desorganizado, contribuindo para o aumento no número de linhas e expansão das operações das empresas. O crescimento forçou a mudança no critério de numeração das linhas urbanas, que em agosto de 1990 deixaram de ter 4 dígitos – onde o primeiro indicava a área a qual aquela linha estava englobada – para um sistema sequencial, de dois dígitos, que naquele momento ia de 01 até 57.
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A divisão passou a ser de acordo por cores, que variavam de acordo com o trajeto da linha – isto é: para linhas que faziam o trajeto zona norte/centro, as lonas eram de cor vermelha; para linhas do trajeto zona oeste/centro, as lonas eram de cor verde; linhas zona sul/centro, cor azul, etc.
Para indicar as “novas” linhas urbanas – na prática, a renumeração dos códigos – as empresas passaram a utilizar grandes adesivos no vidro frontal dos ônibus, indicando as linhas. Naquele momento, não houve mudança nas lonas que indicavam as numerações – que tiveram as operações descontinuadas.
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Mas as placas laterais foram mantidas e ajustadas, ganhando o novo critério de numeração e cores das linhas. Elas continuaram presentes nas laterais dos ônibus, inclusive, passando para próximo à porta da frente dos veículos – já que no início da década de 1990, o fluxo de embarque e desembarque de Natal também foi modificando, com os passageiros passando s subir pela porta da frente dos ônibus.
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Ao longo dos anos 1990, a frota de Natal começava a substituir as placas laterais pela caixa de lona, semelhantes as da parte frontal dos ônibus, mas em tamanho menor, adaptadas para a lateral. Todo o sistema foi se adaptando àquele novo item, de acordo com a renovação da frota.
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Inclusive, nas empresas Santa Maria e Nossa Senhora da Conceição houve substituição das placas laterais por caixas de lona em alguns veículos que, inicialmente, não tinham as lonas laterais.
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Curiosamente, na empresa Via Sul, os itinerários foram pintados nas laterais dos veículos, inserindo a linha que o ônibus era fixo, com adaptações para receber a placa em caso de mudança de linha.
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Já na empresa Cidade das Dunas, um veículo de sua frota tinha a indicação da linha na parte traseira. É provável que o veículo tenha sido o único com a informação para os usuários também na parte traseira do ônibus – a indicação da linha na traseira do ônibus é faz parte do sistema de transporte de alguns municípios no país, como São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais.
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Ao longo dos anos 2000 a padronização das cores nas lonas e placas laterais começou a ser abandonado pelas empresas. Apesar disso, as lonas frontais continuavam seguindo o padrão de cores, mesmo com o surgimento do itinerário digital, que ganhou força nas renovações das frotas e desde 2004, esteve presente em todos os ônibus da frota potiguar comprados novos.
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Com o advento do itinerário eletrônico no lugar das lonas, que impossibilitava a programação da linha de acordo com a cor dentro do trajeto que ela estava inserida, a padronização das cores por cada linha foi aos poucos sendo deixada de lado.
Mas a maior mudança ocorreu em 2010, com a implementação, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da padronização das lonas para o segmento de transporte coletivo de todo país. Na ocasião, o órgão determinou que os ônibus operadores de linhas urbanas e semiurbanas deveriam ter suas lonas com fundo na cor preta e letras em verde-limão ou amarelo, com o propósito de garantir maior acessibilidade aos usuários.
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As empresas de ônibus de Natal acataram a determinação, e modificaram seus itinerários. Apesar da determinação só valer para a lona frontal – já que o uso de itinerário lateral não é comum em todo o país – algumas empresas de Natal aproveitaram a mudança das lonas frontais, para também reformar as lonas e placas laterais, seguindo a nova recomendação.
Ao mesmo tempo, o advento da tecnologia contribuiu para o surgimento dos itinerários laterais também de forma digital – adotado prontamente pelas empresas de Natal. O itinerário digital lateral foi um fator que reforçou a extinção da padronização por cores nas linhas locais.
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Até então, mesmo em adesivos que algumas empresas disponibilizavam nos para-brisas dos ônibus indicando a linha, como forma de itinerário auxiliar, seguiam a mesma cor padrão daquele trajeto, o que deixou de acontecer. Atualmente, mesmo quando algum adesivo é utilizado em determinadas linhas, o padrão de cores já não é mais seguido por nenhuma das empresas.
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Linha 68 integra grupo das linhas “vermelhas”, mas o adesivo utilizado pela empresa Reunidas em 2019 é azul.
A temática terá continuidade pelo Portal UNIBUS RN

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