A nova padronização interna nos ônibus de Natal

As empresas de ônibus de Natal optaram por padronizar internamente a roleta e o validador dos ônibus urbanos da capital. Até então, cada empresa seguia modelos distinto, muitas vezes com mais de um posicionamento numa mesma empresa. Agora, a posição da catraca e do leitor de cartões é a mesma em todos os ônibus e em todas as empresas operadoras.
A mudança teve início no primeiro semestre, ocorrendo de acordo com a atualização no validador da empresa responsável pela leitura do cartão eletrônico, a TransData Smart, em cada ônibus do sistema. Todo o sistema de bilhetagem eletrônica da capital e região metropolitana é de responsabilidade da TransData, presente nas três empresas que operam a tarifação dos ônibus: NatalCard (Natal e linhas semi-urbanas), RN Card (Municípios da região metropolitana e opcionais) e BemCard (linhas metropolitanas de Extremoz e Ceará-Mirim).
Validador e roleta: modelos antigos já foram substituídos

Neste ano, um novo validador passou a ser utilizado nos ônibus de Natal e da região metropolitana, dotado de estrutura com maior tecnologia e rapidez na leitura dos cartões. Denominado de “V6”, ele opera com um sistema inovador e exclusivo, com tecnologia e inteligência para o uso ser intuitivo, fácil e dinâmico. Também possui uma câmera de reconhecimento facial, que integra o sistema de solução inteligente antifraude, e que, segundo a TransData, é facilmente adaptada ao Validador, dispondo de tecnologia de ponta, com recursos que suavizam contraste e iluminação excessiva para obter imagens mais nítidas.
Proteção contra água e poeira Grau IP54, proteção antivandalismo Grau IK07, pagamentos com celulares NFC ou QR Code, rapidez na leitura e validação, com tempo de 0,35 segundos, e conectividade Wi-Fi 3G/4G são outras características tecnológicas presentes no validador V6, de acordo com a fabricante
As empresas urbanas de Natal foram as primeiras a aderir ao novo validador. Na troca do modelo antigo para o atual, os ônibus foram reformados, ganhando não apenas o novo validador, mas também a adaptação das roletas para a padronização interna da frota.
A padronização interna da posição da roleta e do validador contribui para a organização do sistema de transporte urbano, e atende em especial com a acessibilidade dos deficientes visuais que utilizam os ônibus da capital. Devido a falta de padronização, eles tinham relativa dificuldade em localizar o validador dentro do veículo no momento que iam passar pela roleta, uma vez que o validador poderia estar do lado esquerdo, ou do lado direito do ônibus. A falta de uma posição fixa da roleta também afetava os deficientes visuais.
A ação das empresas de ônibus em organizar a situação, padronizando o posicionamento da roleta e validador é bem vinda, e fortalece o sistema local. Todas as seis operadoras de Natal já estão com a frota seguindo o mesmo padrão, que vale tanto para os ônibus com ou sem o posto do cobrador.
Arquivo/UNIBUS RN
Curiosamente, por algum motivo desconhecido, no momento que realizou a reforma para a padronização, a empresa Nossa Senhora da Conceição afastou a roleta de seus ônibus – apesar de o validador e a roleta estarem no local indicado para o sistema padronizado – retirando os primeiros pares de assentos, tanto do lado direito e esquerdo, da maioria de seus veículos.
Além disso, na grande Natal, a ideia foi seguida pela empresa Oceano, que opera tanto linhas semi-urbanas (que também aderiram a padronização), quanto linhas metropolitanas. Assim, a padronização interna presente no sistema de Natal também está presente nos ônibus das linhas de Extremoz, que utiliza o Bem Card.
No BEM CARD e RN CARD, novo validador tem a borda amarela, enquanto em Natal, a borda é na cor cinza.
Já na grande Natal, as demais empresas ainda não aderiram nem a atualização no validador, nem a uma padronização. Na Trampolim da Vitória e Litorânea, operadoras que têm renovado parte da frota, a posição da roleta e o validador ainda permanecem como nos modelos antigos. Apesar disso, alternativos que têm aderido ao RN CARD, como os da linha de Nova Parnamirim e do sistema urbano de São Gonçalo do Amarante, receberam o novo validador V6 da TransData, o que indica que também haverá atualização – ao menos do validador – para as operadoras do RN CARD.

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