matéria especial de domingo, a evolução dos códigos das linhas urbanas de
Natal. Hoje, como tema complementar, nós vamos apresentar todas as linhas
criadas, e as mudanças ocorridas nas linhas urbanas de Natal, desde a
implantação do último sistema de códigos, ocorrida em 1990.
dos códigos das linhas urbanas aqui em Natal, além das condições existentes em
cada sistema. No primeiro, códigos sequenciais de 100 a 130. Depois, códigos de
acordo com a área de operação da linha e seu destino final. E por último, a
ordem sequencial que, inicialmente, ia de 01 a 58, com linhas divididas por
cores.
correta das linhas e da divisão por cores começou a deixar de ser utilizada
corretamente, motivado pela união de linhas e fatores como o uso do itinerário
eletrônico digital (substituindo as lonas que exibiam as linhas com as devidas
cores), e até mesmo das lonas que tiveram de ser padronizadas com o fundo preto
e cor das letras em verde (ou amarelo), seguindo uma norma da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
organizavam a distribuição das linhas, não mais fossem considerados, levando a
modificação de diversas linhas, união delas com outras e até sua extinção. Como
resultado das mudanças sem tanta organização por parte do órgão gestor, a STTU
(Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal) – que poderia, por exemplo,
distribuir um novo código para uma linha que se funde com outra, sendo algo que
já havia ocorrido, como mostraremos nesta matéria – levou ainda a operação de
linhas com códigos de numeração diferente, se diferenciando da maioria das
linhas e demonstrando que não há um cuidado na organização das linhas urbanas.
dias atuais, as linhas, suas empresas operadoras e as principais mudanças delas
são as seguintes:
da Esperança, na zona oeste, e foi desmembrada em duas linhas com trajetos
inversos, tendo se tornado:
Campus em determinadas viagens.
Riograndense, ocorrido em agosto de 2012.
atender ao Campus da UFRN.
sofrendo mudanças de itinerários e se tornando a 173 – Regomoleiro/Ribeira.
operada, inicialmente, pela empresa Pirangy e posteriormente pela Reunidas –
empresa que segue responsável pela operação da linha. Durante um determinado
período, teve seu trajeto estendido até o bairro de Ponta Negra. Atualmente,
ganhou uma subdivisão, “07A”, que indica um itinerário diferente na
zona norte, próximo ao bairro do seu terminal.
deixando de atender ao Campus.
“09A”, que modificada o itinerário no Centro de Natal para atender o
bairro de Petrópolis, que posteriormente, tornou-se a linha 78, unificando seu
trajeto com a 09.
Nova Natal/Campus, via Nova Descoberta”, modificando seu trajeto para a
zona sul, na tentativa de suprir a falta das linhas 03 e 28, que ligavam o
bairro do Nova Natal à zona sul e deixaram de ser operadas com o fim da atuação
urbana da empresa Riograndense. Atualmente, a linha é operada em conjunto entre
as empresas Guanabara (operadora original da linha 10) e Reunidas (operadora
original da linha 29).
– Gramoré/Petrópolis”, e unificando a ligação entre o bairro e o Centro de
Natal. Mais tarde, com a fusão da linha com a 78, o trajeto 11 foi extinto,
tendo restado a “17-78”.
– Soledade I/Ribeira”.
da Ponte Newton Navarro, que liga a Redinha ao bairro de Santos Reis, a linha
foi dividida em 13A e 13B, com trajetos inversos com ida pela Ponte Newton
Navarro e volta pela Ponte de Igapó, e ida pela Ponte de Igapó e volta pela
Newton Navarro. Nas viagens noturnas, a linha retorna ao itinerário único, com
o código “13”, e operação única pela Ponte de Igapó.
– Soledade I/Ribeira”.
– Pajuçara/Petrópolis”.
bairro de Petrópolis, e posteriormente fundiu-se com a linha 16, se tornando
“15-16 – Pajuçara/Petrópolis”.
bairro de Petrópolis, e posteriormente fundiu-se com a linha 11, se tornando
“11-17 – Gramoré/Petrópolis”. Mais tarde, recebeu uma nova união,
agora com a linha 78, se tornando “17-78”, englobando o trajeto da
linha que foi extinta, e passando a ter a operação conjunta com a empresa
Reunidas. Curiosamente, no início deste ano, a linha deixou de atender a parte
do bairro do Santarém (que justificava o código 78, antiga linha que saia do
bairro), tendo seu itinerário retornado a quando era a linha 11-17.
já foi operada tanto pela Pirangy, quanto pela Nossa Senhora da Conceição –
atualmente é de responsabilidade da Guanabara – e de horários, já que a linha
foi reduzida significativamente, operando atualmente em apenas 2 horários, um
pela manhã, e outro a noite.
Rodoviária/Petrópolis, modificando seu trajeto no Centro. Mas a alteração foi
extinta.
Camarão.
– Felipe Camarão/Rocas, via Petrópolis”.
operações na região de Felipe Camarão, se tornando “23-69”, e sendo
operada em conjunto com a empresa Nossa Senhora da Conceição.
tanto de trajetos, quanto de empresas operadoras. O trajeto inicial, operado
pela empresa Cidade do Sol, foi alterado para “Pitimbi/Ribeira, via Av.
Prudente de Morais”, que passou a ser operado pela Cidade das Dunas – uma
das sucessoras da Cidade do Sol. A empresa deixou de operar a linha devido a
baixa demanda, e a Santa Maria passou a fazer o trajeto – mais tarde, estendendo
a linha até o Planalto, trajeto que é feito até hoje. Ao deixar de operar a 24,
a Cidade das Dunas retomou as operações do itinerário original, de Areia Preta
até a Vila São José, passando a utilizar o código 57, que ficou vazio após o
fim da operação original da linha.
ao bairro das Rocas, e passando a atender a Petrópolis, na região central de
Natal.
se tornar a Reunidas, a linha teve o itinerário estendido até o bairro de Ponta
Negra. Neste ano, a mudança deixou de valer aos domingos e feriados, com a
linha retornando em Mirassol.
ganhou uma subdivisão, “27A”, que indica um itinerário diferente na
zona norte, próximo ao bairro do seu terminal.
Riograndense, ocorrido em agosto de 2012.
fundiu-se com a linha 10, se tornado “10-29 – Nova Natal/Campus, via Nova
Descoberta”, passando a operar no bairro do Nova Natal. A adaptação foi
uma tentativa de suprir a falta das linhas 03 e 28, que ligavam o bairro do
Nova Natal à zona sul e deixaram de ser operadas com o fim da atuação urbana da
empresa Riograndense. Atualmente, a linha é operada em conjunto entre as
empresas Guanabara e Reunidas – sucessora da Pirangy.
Felipe Camarão, e passou a ser operada pela empresa Conceição. Ganhou ainda uma
divisão, “30A”, que atende a determinada área do bairro de Felipe
Camarão.
Felipe Camarão, e passou a ser operada pela empresa Conceição. Ganhou ainda uma
divisão, “31A”, que atende a determinada área do bairro de Felipe
Camarão.
sucessora da Cidade do Sol, deixou de operá-la, possivelmente por baixa
demanda.
Satélite/Praia do Meio. Houve também mudança na empresa operadora, que se
tornou a Cidade das Dunas (e posteriormente a Cidade do Natal). A linha também
foi estendida até o bairro Planalto, e atualmente é uma das principais linhas
de Natal, fazendo o trajeto Planalto/Praia do Meio, via BR-101/Mãe Luíza.
partir dela, como sendo alterações em seu itinerário:
empresas Cidade do Natal e Santa Maria.
origem seu itinerário até o bairro vizinho Cidade Nova, e reduzindo a operação
até a Ribeira. A operação é da empresa Santa Maria – uma das sucessoras da
Cidade do Sol.
Rocas, teve seu itinerário estendido até a zona norte, se tornando “35 –
Soledade I/Candelária”. Todo o itinerário original antigo foi mantido,
havendo uma extensão até o bairro do Soledade I, pela ponte Newton Navarro.
Além disso, também houve mudança na empresa operadora: a Santa Maria, que
operava a linha após o fim da Cidade do Sol, deixou de ser a responsável, tendo
se tornado a Reunidas a nova operadora. Ambas empresas pertencem ao mesmo grupo
empresarial, mas a garagem da Reunidas fica localizada na zona norte, sendo
mais próxima do terminal da linha. Com a mudança, as empresas concentram suas
operações numa única área.
linha.
linha.
bairro do Planalto, onde fica localizado seu terminal atualmente, bem como a
redução do trajeto até a Praia do Meio, sendo “38 – Planalto/Praia do
Meio, via Av. 6”. A Santa Maria é a empresa responsável pela operação da
linha.
origem seu itinerário até o bairro vizinho Cidade Nova, se tornando “39 –
Cidade Nova/Ribeira, via Tirol”. A operação é da empresa Santa Maria – uma
das sucessoras da Cidade do Sol.
oeste, no bairro de Cidade Nova, se tornando “Cidade Nova/Mãe Luíza”.
Posteriormente, foi estendida até o Planalto, trajeto que faz atualmente. Após
o fim da empresa Cidade do Sol, a operação da linha foi continuada pela Cidade
das Dunas – e posteriormente, Cidade do Natal.
a partir dela, como sendo alterações em seu itinerário:
entre as empresas Conceição, Santa Maria e Cidade do Natal.
sucessora da Cidade do Sol, deixou de operá-la, possivelmente por baixa
demanda.
“64A-43”, e passou a operar a partir da zona norte, com terminal no
bairro do Nova Natal. Ao sair da zona norte, a linha adentra o trajeto original
da 43, atendendo ao Centro de Natal até o bairro de Candelária. Com a união, a
operação passou a ser feita conjuntamente entre as empresas Santa Maria (antiga
responsável da 43) e Guanabara (responsável pela linha 64).
linha.
Riograndense, ocorrido em agosto de 2012.
empresa Pirangy. Posteriormente, a Reunidas se tornou responsável pela linha,
após comprar a Pirangy. E mais recentemente, a operação foi repassada para a
Santa Maria – já que as empresas Santa Maria e Reunidas pertencem ao mesmo
grupo empresarial, mas a garagem da Santa Maria fica localizada na zona sul,
sendo mais próxima do terminal da linha. Com a mudança, as empresas concentram
suas operações numa única área.
a linha foi repassada para a Pirangy, e posteriormente, durante a compra da
Pirangy pela Reunidas, já naquela ocasião o grupo responsável pelas empresas,
repassou a 47 para a Santa Maria, pela proximidade da garagem da empresa. Mais
tarde, também houve mudança no código da linha e alteração do itinerário, tendo
se fundido com a linha 78A, se tornando “78A-47”. Na prática, houve
junção com parte do itinerário da 78A, e a linha passou a ter seu terminal no
bairro do Santarém, na zona norte de Natal. Ao cruzar a ponte Newton Navarro, a
linha retoma o itinerário da 47 e segue o itinerário até o bairro de Nova
Descoberta. A partir da mudança, uma nova alteração na empresa operadora da
linha aconteceu: agora foi a Reunidas (responsável pela 78A) que assumiu a
linha, e segue na operação até os dias atuais.
posteriormente, durante a compra da Pirangy pela Reunidas, já naquela ocasião o
grupo responsável pelas empresas, repassou a 48 para a Santa Maria, pela
proximidade da garagem da empresa.
Reunidas, quando a empresa deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda
e sobreposição de itinerário com a linha 48.
itinerário em 1998, quando modificou seu trajeto para Serrambi/Santa Catarina.
É a única linha da empresa Via Sul (marca da empresa TransFlor utilizada nos
veículos) com itinerário entre a zona sul e a zona norte de Natal.
deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
empresa Pirangy. Posteriormente, a Reunidas se tornou responsável pela linha,
após comprar a Pirangy. Mas houve ainda uma outra mudança: a operação foi
repassada para a Santa Maria – já que as empresas Santa Maria e Reunidas
pertencem ao mesmo grupo empresarial, mas a garagem da Santa Maria fica
localizada na zona sul, sendo mais próxima do terminal da linha. Com a mudança,
as empresas concentram suas operações numa única área.
Serrambi/Ribeira, via Alecrim/Praça, mas foi extinta em 2011, quando a empresa
TransFlor deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
posteriormente, durante a compra da Pirangy pela Reunidas, já naquela ocasião o
grupo responsável pelas empresas, repassou a 56 para a Santa Maria, pela
proximidade da garagem da empresa.
ônibus diferenciados para o sistema opcional foi extinto, e o código 57
reaproveitado pela empresa Cidade das Dunas, para a operação da antiga linha 24
– Mãe Luíza/Areia Preta. Com mudanças, a 57 se tornou “Vila São José/Mãe
Luíza”, e passou por mudanças de itinerário ao longo dos anos. Atualmente,
foi lançado um novo itinerário para a linha este ano, que passou a contar com
terminal no bairro da Ribeira, de onde sai, em direção a Vila São José.
Inicialmente, deixou de fazer de fazer o trajeto original entre a Redinha e o
Alecrim por baixa demanda, mas foi adaptada, passando a ter três subdivisões
(58A, 58B e 58C), ligando vários bairros e regiões da zona norte à Redinha. A
operação acontecia apenas aos domingos e feriados. Ainda assim, devido à baixa
demanda, a linha foi extinta.
Conceição, operadora ainda responsável pelo trajeto. Em relação a seu itinerário,
a principal alteração aconteceu com a retirada do atendimento ao bairro de
Brasília Teimosa, retornando na Praia do Forte.
Campus em determinadas viagens.
De segunda a sábado, a linha 63A opera o trajeto Felipe Camarão/Flamboyants.
Aos domingos e feriados, tanto a linha 63, quanto a 63A, são unificadas numa
única linha com o código 63A, que opera o trecho Felipe Camarão/Mirassol.
criada unida a linha 43, sendo a “64A-43”.
linha foi direcionada ao código 55, que ficou vazio após a empresa deixar de
operar seu trajeto original, reaproveitando assim o código. Já a linha 65,
absolveu parte do itinerário da linha 78 – Mirassol/Quintas, sendo a única
linha de ligação direta entre o bairro das Quintas e a zona sul de Natal.
posteriormente, durante a compra da Pirangy pela Reunidas, já naquela ocasião o
grupo responsável pelas empresas, repassou a 56 para a Santa Maria, pela
proximidade da garagem da empresa.
Dourado/Petrópolis”.
Ribeira. A operação dela é de responsabilidade da Reunidas, sucessora da
Pirangy.
operações na região de Felipe Camarão, se tornando “23-69”, e sendo
operada em conjunto com a empresa Guanabara.
na região central de Natal.
– Felipe Camarão/Rocas, via Petrópolis”.
mais o Campus da UFRN.
atualmente, “73 – Santarém/Ponta Negra”, um dos principais trajetos da capital.
estendida até o Planalto, na tentativa de aumentar sua demanda, mas foi extinta
em 2005, quando a empresa Santa Maria, sucessora da Cidade do Sol, deixou de
operá-la.
liga a Redinha ao bairro de Santos Reis, a linha foi dividida em 75A e 75B, com
trajetos inversos com ida pela Ponte Newton Navarro e volta pela Ponte de
Igapó, e ida pela Ponte de Igapó e volta pela Newton Navarro. Nas viagens
noturnas, a linha retorna ao itinerário único, com o código “75”, e
operação única pela Ponte de Igapó.
diferenciado para a linha 73, estendendo o trajeto até Ponta Negra durante a
madrugada. A operação foi com uma nova linha, a 76, que rodava apenas na
madrugada – ao longo do dia, o trajeto entre o bairro do Santarém e a zona sul
de Natal, era feito pela linha 73 (Santarém/Mirassol). Após reclamação de
outras empresas, a linha foi cancelada, e o código ficou vazio, tendo sido
substituído para uma nova linha criada posteriormente, e opera até hoje: “76 –
Felipe Camarão/Parque das Dunas”. A linha é de responsabilidade das empresas
Guanabara e Conceição, sendo uma ligação entre a zona oeste e a zona norte. Aos
domingos, a linha se torna “76A – Felipe Camarão/Redinha”, modificando o
trajeto, e atendendo à praia.
TransFlor, por algum motivo desconhecido ao portal UNIBUS RN, foi cancelado. O
código ficou vazio e foi utilizado para o trajeto da linha 09A –
Santarém/Ribeira, via Petrópolis, da empresa Pirangy. Mais tarde, a 78 acabou
por unificar o trajeto da linha 09 – Santarém/Rocas, se tornando a única
ligação entre o bairro do Santarém e o centro de Natal. A linha ainda se fundiu
com a 11-17, se tornando, atualmente, a 17-78.
80 – Gramoré/Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: Guanabara
A linha foi extinta quando a empresa Guanabara deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
81 – Parque dos Coqueiros / Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: Guanabara
Mudanças: A linha foi extinta quando a empresa Guanabara deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda. O código foi reaproveitado, a e linha se tornou “81 – Vila Verde I/Petrópolis”, com operação até os dias atuais.
82 – Felipe Camarão/ Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: Nossa Senhora da Conceição
A linha foi extinta quando a empresa Conceição deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
83 – Cidade Nova/ Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: Cidade do Sol
Mudanças: A linha foi extinta quando a empresa Cidade do Sol deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda. O código foi reaproveitado, mais tarde, para a linha “83 – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite/Pirangy, em operação até hoje. Em relação à linha que atualmente opera, as principais mudanças estão na operação das empresas responsáveis. Inicialmente, TransFlor, Cidade do Sol e Nossa Senhora da Conceição eram as operadoras. Porém, com o desenrolar do histórico das empresas, ela é operada atualmente, apenas pelas empresas Santa Maria e Conceição, já que a parte da linha da Cidade do Sol foi repassada à Santa Maria – uma de suas sucessoras, e a TransFlor repassou a linha para a Pirangy, que acabou sendo comprada pela Reunidas, que por fazer parte do mesmo grupo empresarial teve as operações modificadas para a Santa Maria.
84 – Cidade Satélite/ Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: Cidade do Sol
Mudanças: A linha foi extinta quando a empresa Cidade do Sol deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda. Apesar disso, o código foi reaproveitado, quando, em 2007, a linha se tornou “84 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. Moema Tinoco”. A operação passou a ser de responsabilidade da empresa Guanabara.
85 – Ponta Negra/Praia do Meio (linha noturna)
Empresa: TransFlor
Mudanças: A linha foi extinta quando a empresa TransFlor deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda. Semelhante à 84, o código foi reaproveitado, e linha se tornou “85 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. Dr. João Medeiros Filho”. Na 85, a operação passou a ser feita pela empresa Reunidas, que, apesar de a linha ser de a única pela linha, a 85 foi operada durante seus cinco primeiros anos (a linha iniciou as operações em 2007, na ocasião da inauguração da Ponte Newton Navarro) em conjunto com as empresas Cidade do Natal e Via Sul, a convite da Reunidas, numa espécie de consórcio. Além delas, a Guanabara também chegou a operar a linha. A operação conjunta teve fim em 2012.
bairros da Ribeira e Rocas, após a redução de itinerário de diversas linhas das
zonas norte e oeste que iam até o bairro das Rocas, e tiveram a operação
reduzida até a Ribeira. Como forma de atender a demanda de quem ia ao bairro
vizinho, as empresas operaram o Circular.
de operá-la, estendendo a linha 33 (Cidade Satélite/Praia do Meio) até o Planalto, e inviabilizando a existência do Circular.
bairro de Felipe Camarão e o Guarapes, até ser extinta. O código foi
reaproveitado, e atualmente está em operação em outra linha Circular da região:
“587 – Circular – Planalto / Village de Prata”.
Cidade do Sol após a alteração da linha 33 – Cidade Satélite/Nova Descoberta,
via Campus. A empresa passou a disponibilizar um ônibus com operação gratuita
entre Mirassol e a UFRN para suprir a demanda para o Campus, após a mudança de
itinerário da linha 33. Com o fim do atendimento no Campus por diversas linhas
de Natal, a demanda da linha 588 cresceu consideravelmente, e outras empresas também
passaram a operá-la. Atualmente, a linha é feita por todas as seis empresas do
sistema local (Guanabara, Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, Via Sul,
Cidade do Natal e Reunidas), e conta com quatro trajetos, definidos como “Circular
direto”, “Circular inverso”, “Expresso Reitoria”, e “Expresso C&T”.
operá-la, possivelmente por baixa demanda.
590 – Circular – Nova Descoberta/Cidade da Esperança
Empresa: Cidade das Dunas
A linha foi extinta quando a empresa Cidade das Dunas deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
Pirangy – deixou de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
operá-la, possivelmente por baixa demanda.
com operação pela empresa Riograndense, e itinerário Circular – Term.
Integração/Nordelândia. A linha também foi extinta.
operá-la, possivelmente por baixa demanda.
operá-la, possivelmente por baixa demanda.
operá-la, possivelmente por baixa demanda.
de operá-la, possivelmente por baixa demanda.
Conceição para a operação de um Circular entre os bairros do Leningrado e
Guarapes. Devido a alta demanda, a linha se estendeu, se tornando
Leningrado/Mirassol, e continua em operação mesmo com o código indicando ser de
uma linha Circular, como no considerado no projeto das linhas sequenciais
inaugurado em 1990.
norte, ligando o bairro do Parque dos Coqueiros ao Norte Shopping. Inicialmente,
a linha era divida entre “600A” e “600B”, com trajetos inversos de ida e volta um
ao outro, até que foi unificada.
também tiveram o apoio de parte das outras empresas na operação, formando um
consórcio. Assim, além das duas responsáveis, as empresas Conceição, Cidade do
Natal e Via Sul também operaram a linha. Em 2014, ela foi repassada ao sistema
opcional.
terminal de Integração do Soledade I e o bairro do Nova Natal no ano de 2012,
após o fim das operações da Riograndense, como forma de suprir a demanda da
antiga a empresa, colaborando na ligação dos usuários até o terminal do Nova
Natal, de onde poderiam integrar com outras linhas. Por duas vezes, um veículo
de cada empresa tentou operar a linha, mas pessoas identificadas como sendo ex-funcionários
da Riograndense, além de motoristas e cobradores filiados ao Sindicato da
categoria, impediram o funcionamento da linha. Eles exigiam garantias para o
pagamento dos direitos trabalhistas da Riograndense. A linha, praticamente, não
operou.
quando, em meados de 2016, passou a operar um novo trajeto: “700 – SanValle/Alecrim,
via Av. Jaguarari”. A linha teve várias propostas de itinerário, mas, sem
sucesso, foi extinta, possivelmente devido a baixa demanda.
diferenciados em grandes trajetos. No caso da 700 – seja na operação Circular,
seja na linha do bairro SanValle – chamava atenção a completa falta de
sequência do código dentro do sistema local.
possíveis mudanças que possam reorganizar o sistema, questionamos a STTU para saber se a pasta tem planos para uma nova numeração e quais
critérios seriam utilizados. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão
informou que “por enquanto não há planejamento de mudança na codificação das
linhas”.
Atualizado às 10:13 para acréscimo e correção de informações