Paradas de ônibus de Fortaleza terão pavimento de concreto

Um piso em concreto será aplicado no asfalto em frente às paradas de ônibus das avenidas Fernandes Távora, José Bastos, Dom Luís e Desembargador Moreira, em Fortaleza. O objetivo é reduzir o impacto das frenagens e arrancadas dos veículos de passageiros, que hoje podem danificar o asfalto flexível.
Asfalto nas paradas de ônibus de Fortaleza terão revestimento de concreto — Foto: SVM
O modelo é parecido com o já implantado na nova Avenida Aguanambi, que recebeu o piso de concreto na faixa exclusiva para ônibus. Os terminais de ônibus do Antônio Bezerra e Messejana são outros dois equipamentos que também contam com piso em concreto em todas as plataformas e pista.
A secretária Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, explica que as redes de água, esgoto e drenagem subterrâneas são a principal diferença entre a implantação do concreto em rodovias de maior fluxo e nas vias urbanas. “Fica complicado implantar um piso 100% rígido porque geraria um conflito com a manutenção dessas estruturas enterradas”, afirma.
Segundo Manuela, o piso asfáltico é mais utilizado no meio urbano, embora exija manutenção mais constante. Já o concreto pode tem vida útil de 15 a 20 anos, a depender do tráfego de veículos. “Se tiver muito caminhão pesado, a durabilidade vai ser menor. Se for vicinal, mais de carros mesmo, a manutenção é estendida”, afirma a secretária.
Atualmente, a única via municipal de Fortaleza completamente pavimentada com piso de concreto é a Av. Dioguinho, na Praia do Futuro. Ela é rota de passagem e escoamento de caminhões na região do Porto do Mucuripe.
Outros equipamentos prontos com concreto são o interior dos túneis das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás, Via Expressa e Santos Dumont. Também está prevista a implantação do material em parte do túnel da Av. Alberto Sá.
G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo