Edital de licitação do transporte público de Natal será publicado em janeiro de 2020

Está prevista para até janeiro de 2020 a publicação do edital com os detalhes sobre a licitação do transporte público em Natal, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). O documento com as especificações técnicas para as empresas foi concluído e está sob parecer jurídico na Secretaria de Administração (Semad) e deverá seguir para chancela da Procuradoria Geral do Município (PGM) antes do lançamento. Esse trâmite deverá ser concluído ainda em dezembro de 2019.
DSCF4118
“Não tem como passar de janeiro porque o estudo está concluído. Esse estudo econômico-financeiro tem um prazo de validade por causa do valor de mercado, então de janeiro não deve passar”, assegurou Newton Filho, presidente da Comissão Técnica de Licitação e engenheiro da STTU.
Apenas neste ano, esse processo foi adiado três vezes para ajustes financeiros, operacionais e de viabilidade. Esse é o quarto chamamento para licitação do transporte público de Natal num processo que teve seu marco inicial em 2013, quando houve uma tentativa do Executivo com a contratação de uma consultoria, mas que sequer prosperou. Na prática, essa será a terceira tentativa desde 2016, entre interpelações jurídicas e idas e vindas à Câmara de Vereadores.
Em janeiro de 2017, uma licitação foi lançada, mas nenhuma empresa demonstrou interesse em participar do certame. O edital foi relançado no mesmo ano e novamente teve resultado deserto. As empresas alegaram falhas, que poderiam gerar prejuízos. Após ações judiciais, o texto retornou para o legislativo natalense. Só depois das alterações feitas pela Casa no PL e devolvidas ao município foi que o processo pôde caminhar, em abril deste ano.
Para Newton Filho, a não adesão das empresas foi causada pela mudança brusca que o edital exigia. “Eu acredito que tenha sido esse investimento pesado de cerca de R$ 350 milhões, que as empresas teriam que fazer a curto prazo. Isso causaria um aumento nas tarifas e consequentemente uma queda no número de passageiros. A nova licitação busca corrigir isso e implantar uma mudança gradual ao longo dos anos. Tudo que tem na outra lei terá nessa, só que de forma mais diluída”, explica.
Regras: O novo certame prevê uma renovação inicial de 10% da frota, podendo chegar a 30% ao final do contrato. A licitação de janeiro de 2017 exigia inicialmente percentual de 20% de renovação dos ônibus.
O novo transporte público deverá ter piso baixo, ar-condicionado, motor traseiro e câmbio automático. Além disso, a gratuidade passará de 65 para 60 anos. A idade média da frota deverá ser reduzido para 4 anos, hoje os ônibus de Natal têm 8,84 anos em média. O transporte público da capital potiguar conta com 577 veículos distribuídos em 80 linhas.
Fonte: Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.