Mudança no trânsito na Zona Norte devido à obra divide opiniões

As mudanças no trânsito da Av. Senhor do Bonfim e da Rua Ilhéus no bairro Potengi, zona Norte de Natal, que passou a operar em sentido único nessa terça-feira (7), dividiram opiniões de moradores, pedestres e motoristas, que circulam pela região. A intervenção se dá a partir da Av. Dr. João Medeiros Filho até a Rua Paranduva, devido às obras de expansão do Partage Norte Shopping, e agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) passaram o dia no local orientando o tráfego. A previsão é que as obras se estendam pelos próximos oito meses, mas a alteração pode ser definitiva caso o fluxo de veículos se comporte de maneira positiva.
Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
A alteração também desviou o itinerário da linha circular 600 (Parque dos Coqueiros/Santa Catarina), que passou a acessar a Av. João Medeiros Filho a partir da Av. Bahia. O embarque e desembarque de passageiros, antes realizados na Av. Senhor do Bonfim, foi transferido para a parada localizada em frente ao shopping.
“Os motoristas só estão podendo subir, sentido bairros a partir da Av. João Medeiros Filho, e a mudança na Rua Ilhéus visa facilitar o fluxo. Acredito que no período entre 10 e 15 dias as pessoas irão se acostumar com as mudanças”, disse o agente de mobilidade urbana Serafim, da STTU. Ele acredita que a alteração facilitou o tráfego: “O trânsito aqui, nesse horário (fim da tarde), normalmente já estaria um caos”, observou o agente, ressaltando que a Av. Bahia é “bem mais ampla, de pista dupla”, enquanto a Av. Senhor do Bonfim é pista simples e não há recuo para a parada de ônibus que foi desativada.
O período padrão para orientação do trânsito realizado por agentes da STTU varia entre 15 e 30 dias. Placas de sinalização foram instaladas no local para ajudar os motoristas.
O motorista que sai do estacionamento do centro comercial precisa seguir o novo fluxo único de veículos, à direita, em direção à Rua Paranduva – não é mais permitida a conversão da Av. Senhor do Bonfim para a Rua Ilhéus, que passou a operar em sentido único. Já quem sai do posto de gasolina que funciona no local pode entrar à esquerda para alcançar a Av. João Medeiros Filho.
Além de ampliar a área comercial, os serviços no Partage Norte Shopping irão dobrar a capacidade do estacionamento de 950 para 1.873 vagas. A assessoria do centro comercial informou que solicitou intervenções no trânsito da região apenas para o período da obra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), a medida tem como objetivo facilitar o trânsito na região. “Com as obras, haverá mudanças no funcionamento interno do shopping que vão afetar a Av. Senhor do Bonfim e, com essa medida, buscamos reduzir os impactos no trânsito da área”, informa o inspetor Carlos Eugênio, chefe do Setor de Intervenção Viária do órgão.
Prós e contras: O vigilante José Maria da Costa, 31, que trabalha no hipermercado que funciona dentro do shopping, disse que a mudança atrapalhou. “Vim buscar minha esposa, que também trabalha no shopping, e tive que ficar esperando aqui – uns 300 metros de distância de onde ficava normalmente”.
O garçon Roniedson Pereira da Cruz, 27, que mora em frente ao ponto de ônibus desativado da Av. Senhor do Bonfim, também criticou a mudança. “Acabaram com o comércio que tinha na parada de ônibus, essas pessoas vão para onde agora? O movimento aqui no estacionamento da minha família também deu uma diminuída. Muita gente que pegava ao ônibus aqui está reclamando e ainda não falaram nada se vai voltar a ser como era antes. Não avisaram nada que ia mudar”, reclamou.
Cruz lembrou que o trânsito, de fato, é intenso todo fim de tarde, e que piora nos fins de semanas e feriados “devido o movimento no shopping”.
Já o porteiro Valter Garcia de Medeiros, 61, que mora em uma rua transversal à Av. Senhor do Bonfim no bairro Potengi, acredita que a alteração “vai melhorar bastante. Ninguém conseguia atravessar a rua de tanto carro, era a maior luta, ninguém respeitava a faixa de pedestres. Para chegar em casa, eu tinha que pegar a rua de trás parta evitar o trânsito. Agora ficou bom, dá para atravessar com mais segurança. Em três dias vai estar todo mundo acostumado”.
Medeiros lembrou que os acidentes no cruzamento da Rua Ilhéus com a Av. Senhor do Bonfim eram constantes, “Principalmente envolvendo motoqueiros. Toda hora tinha engarrafamento aqui”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo