Os novos Apache VIP IV da Cidade do Natal

A virada de 2019 para 2020 foi marcada por novidades no transporte público de Natal. No dia 31 de dezembro de 2019, último dia do ano, foram divulgadas as primeiras imagens dos novos Apache VIP IV, adquiridos pela empresa Cidade do Natal, a caminho da capital potiguar. Os ônibus já estão na garagem da empresa, e você confere agora detalhes deles.

Três ônibus vão renovar a frota da Cidade do Natal. O modelo escolhido, Apache VIP IV, da montadora paulista CAIO Induscar, com sede em Botucatu, já está presente no grupo da qual a empresa faz parte, com duas unidades integrando a frota da Cidade das Dunas, empresa irmã da Cidade do Natal.
Os VIP IV da Cidade das Dunas eram, até o momento, os únicos veículos deste modelo presentes na grande Natal, incluídos na frota em 2016.

Na Cidade do Natal, a principal diferença está no chassi escolhido pelo grupo: Mercedes-Benz OF-1721 – enquanto os da Cidade das Dunas são Volkswagen 17-230 OD.
Tem se tornado comum as renovações com marcas diferentes para cada uma das empresas: os últimos VW comprados zero quilômetro para a frota da Cidade do Natal foram adquiridos no ano de 2013, com duas unidades do modelo Svelto, da Comil. Enquanto isso, a última compra de Mercedes-Benz de fábrica para a Cidade das Dunas faz ainda mais tempo, tendo ocorrido em 2008, com a compra do modelo Senior Midi, da Marcopolo. Apesar disso, houve compra de ônibus semi-novos com chassis Mercedes-Benz para a Dunas, bem como a empresa comumente recebe veículos com chassi da marca repassados da Cidade do Natal.

 
Os novos Apache VIP IV da Cidade do Natal receberam os prefixos 6 003, 6 017 e 6 103.

Na configuração dos novos VIP IV da Cidade do Natal, a lotação dispõe de 42 lugares para passageiros sentados e 39 para passageiros em pé; itinerário digital frontal e lateral da marca Mobitec – o que também é novidade na empresa, que dispõe de itinerário Mobitec apenas frontal em seus ônibus; elevador para deficientes físicos da marca Ortobrás, além de seguirem todas as normas de acessibilidade vigentes.
Não há posto para cobrador, e os veículos têm piso de alumínio e poltronas injetadas semi-estofadas.

Fotos: Alex Azevedo/NatalBuss

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