Por Automotive Business
Foto: Pei Fon (SECOM Maceió)
A produção de chassis para ônibus em janeiro somou 1.426 unidades, repetindo exatamente o número de janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro, houve alta de 41,3%, mas sobre uma base muito baixa.
A separação por categorias mostra que os ônibus rodoviários montados em janeiro (334 unidades) recuaram 7,2% na comparação com igual mês de 2020, enquanto os modelos urbanos (1.092 ao todo) anotaram crescimento de apenas 2,4% na mesma comparação.
Os números foram divulgados na quinta-feira, 4, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O segmento de ônibus foi o mais afetado pela pandemia por causa da redução do uso do transporte coletivo, que causou o adiamento de renovações de frota.
“Vale destacar que a produção anual ficou na média mensal esperada entre mil e 1,5 mil chassis por mês, dentro da projeção anual de 16 mil unidades”, afirma Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.
“O importante é observar o que ocorrerá nos primeiros três meses do ano e em um ciclo completo, incluindo os encarroçamentos”, ressalta Bonini.
Exportações – Ainda piores: Neste primeiro mês de 2021 as associadas à Anfavea enviaram ao exterior somente 251 ônibus, volume 5,6% menor na comparação com janeiro de 2020. A separação por categoria revela o embarque de apenas 57 modelos rodoviários, volume 61,7% menor que em janeiro do ano passado, já bastante ruim por causa de dificuldades comerciais com a Argentina e outros mercados regionais, antes mesmo da chegada da Covid-19.
Mercado interno: As vendas domésticas de chassis de ônibus em janeiro somaram pouco mais de mil unidades, resultando em retração de 31,6% ante janeiro do ano passado, quando foram vendidas 1,5 mil unidades. Vale dizer também que outros anos recentes começaram fracos no emplacamento de ônibus: 800 unidades em 2018 e 1,6 mil em 2019. A Anfavea projeta 14 mil unidades para o mercado interno em todo o ano de 2021.