Do Portal Automotive Business
Foto: Pedro Henrique/Ônibus Brasil/Ilustração
De acordo com os números divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 2, os emplacamentos de ônibus somaram 1.324 unidades em janeiro, número que significa um recuo acentuado de 38,6% na comparação com o mesmo mês de 2020, quando foram vendidos 2.158 veículos. Apesar de expressiva, essa nova queda nas vendas – o setor já vem registrando retração há vários meses – não surpreende, já que o segmento de ônibus continua sendo o mais afetado pelas medidas restritivas para tentar conter o aumento da transmissão da Covid-19 no País.
“O segmento de ônibus foi o mais atingido pelos efeitos da pandemia; as restrições de circulação e o cancelamento de viagens afetaram muito as empresas do setor, desmotivando a compra de novas unidades”, explicou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.
Se o recuo nas vendas em relação a janeiro de 2020 foi grande, a comparação com dezembro registra queda um pouco menor, de 14,6%, já que foram emplacadas apenas 1.551 unidades no último mês do ano passado, um dos piores resultados do setor nos últimos tempos. No ranking histórico, que classifica todos os meses de janeiro desde 1957, janeiro de 2021 está na 12ª posição.