Anfavea avalia participar de compra de vacinas contra a covid-19

Da Revista Autodata
Foto: Tânia Rego (Agência Brasil)

A Anfavea está avaliando, em conjunto com outros setores produtivos, a oportunidade de integrar a iniciativa de alguns empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar os trabalhadores do setor automotivo. O governo brasileiro deu aval na terça-feira, 26, para que o setor privado importasse 33 milhões de doses, das quais metade seria doada para o SUS, Sistema Único de Saúde, para incrementar o Plano Nacional de Vacinação.

A entidade não fez outros comentários a respeito do tema. Procuradas individualmente montadoras afirmaram ainda não ter definições. Uma fonte do setor afirmou que o cenário aconselha a aguardar os próximos passos e que ainda há muita indefinição a respeito do assunto.

As empresas associadas da Anfavea empregavam diretamente 120,5 mil trabalhadores no fim do ano passado, antes do anúncio do encerramento das operações fabris da Ford. Por serem necessárias duas doses por pessoa seria preciso ao menos o dobro deste volume de vacinas para imunizar todos os funcionários do setor, sem contar seus familiares, o que seria a intenção das empresas ao tomar esta iniciativa, segundo divulgado pela imprensa.

Apesar do sinal verde do governo para a importação de vacinas pelo setor privado a AstraZeneca, fabricante de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa, afirmou ao portal G1 não ter material disponíveis para atender a empresas no momento, e que está concentrada em abastecer os países com quem mantém contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo