Da Agência Reguladora do Ceará
Foto: Matheus da Mata Santos (Ônibus Brasil)
Durante as semanas dos feriados de Natal e Réveillon, mais de 57 mil passageiros deverão passar pelos terminais rodoviários do Estado. Conforme dados mensurados pela coordenadoria de transportes da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), no caso do feriado de Natal, esse número representa um aumento de 82% na quantidade de passageiros em relação ao início deste mês e, no caso do feriado de Réveillon, representa um aumento de 88%. A fim de atender à demanda, as empresas de transporte programaram reforço na disponibilidade de horários, com uma média aproximada de 67 viagens extras por dia na semana do Natal e 71 na semana do ano novo.
Nesse contexto, na semana do período Natalino, cujo período mensurado vai do dia 23 ao dia 26 de dezembro, as empresas de transporte disponibilizarão 268 viagens extras, número que pode aumentar de acordo com a demanda. Somado às 759 viagens normais previstas para o período, estima-se um total de 1.027. Com relação ao número de passageiros, o total estimado é de 28.457 (15.593 referentes ao movimento normal e 12.894 referentes à movimentação extra), o que representa, em virtude do período de pandemia, uma redução de 32,25% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Na semana de Réveillon, que vai do dia 30 de dezembro ao dia três de janeiro de 2021, serão disponibilizadas 286 viagens extras (que também podem aumentar, de acordo com a demanda) que, somadas às 759 viagens normais estimadas, gera um total de 1.045. A movimentação prevista para este último período é de 29.321 passageiros (que também representa uma redução, de 17,79%, em comparação ao mesmo período de 2019), dos quais 15.593 referentes ao movimento normal e 13.728 referentes ao movimento extra.
Plano de Biossegurança: A administração dos Terminais tem posto em prática todos os cuidados sanitários exigidos nos protocolos governamentais, assim como permanecem em vigor todas as medidas referentes ao plano de biossegurança, que são: o controle na entrada com aferição de temperatura, exigência do uso da máscara e disponibilização de álcool em gel; a instalação de adesivos de distanciamento; a divulgação de mensagens via sistema de som; a instalação de pias externas para lavagem das mãos; e a orientação, aos passageiros, quanto a necessidade do distanciamento social no âmbito dos terminais.
Planejamento: No Estado do Ceará, até o momento, os destinos mais procurados são Camocim, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro, Massapê, Sobral e Viçosa. Portanto, para que o atendimento se torne mais ágil e sejam evitados possíveis contratempos, é importante que os interessados adquiram os bilhetes de passagens com antecedência; cheguem ao Terminal Rodoviário uma hora antes do embarque; confiram a documentação necessária para a viagem, principalmente das crianças, se for o caso, e, também, verifiquem se todas as bagagens estão devidamente identificadas com nome, telefone e endereço. Segundo a administração do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, “é interessante que o passageiro se dirija ao setor de embarque com 30 minutos de antecedência para evitar algum tipo de aflição”.
Qualidade dos Serviços: Os técnicos da Arce já estão priorizando todos os processos referentes às solicitações de aumento de frota. De acordo com o presidente do Ente Regulador, Hélio Winston Leitão, a Ouvidoria e a Coordenadoria de Transportes da Agência estarão prontas para atender toda e qualquer denúncia. “Nesse período, que sempre é de maior movimentação, a Agência reforçará seus serviços de Ouvidoria e fiscalização, no sentido de assegurar à população um serviço ainda mais eficiente e, principalmente, um ambiente seguro”, complementa Winston.