Do Diário do Transporte
Foto: Gustvo de Paula Caloche/Ônibus Brasil
Lote será único e prazo de concessão é de 20 anos
A prefeitura de Barretos, no interior de São Paulo, abriu licitação para determinar a empresa que vai prestar o sistema principal de transportes coletivos urbanos. Anteriormente, o poder público tinha aberto concorrência para operação apenas dos distritos rurais.
Para o sistema de linhas urbanas, a concorrência prevê uma concessão de 240 meses (20 anos) e o principal critério é o de menor preço da tarifa combinado com a maior outorga para determinar a empresa vencedora.
O projeto básico do sistema apresentado em audiência pública prevê uma frota de 28 ônibus para 25 linhas e ainda mais quatro coletivos de reserva.
Todos os ônibus devem ser acessíveis para pessoas com deficiência e a idade média da frota deve ser de até sete anos. Os ônibus devem ser licenciados em Barretos.
A empresa que operar o sistema deve realizar investimentos mínimos de R$ 6,47 milhões (R$ 6.470.000,00), incluindo o valor da outorga mínima de R$ 320 mil que deve ser apresentada na proposta.
A data de entrega dos envelopes das participantes foi marcada para 23 de dezembro de 2020, de acordo com publicação do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20)
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada de Barretos é de 122 mil habitantes. O território é de 1.566,161 km² com 16% de urbanização das vias púbicas.
Atualmente os serviços são prestados pela empresa Viasa/Sarri, cuja origem é de 1948, quando o fundador Hermantino Sarri comprou dois ônibus e passou a fazer duas linhas: Barretos/Frigorífico e Barretos/Uberaba. O primeiro nome da companhia era Empresa de Ônibus Irmãos Sarri, segundo o portal da viação.
Em 1961, se tornou a Viasa – Viação Sarri Ltda.