Do Mobilitas
Foto: Edvan Júniir/Ilustração/Arquivo
Na última semana de outubro de 2020 e nas duas primeiras semanas de novembro – período que antecede o primeiro turno das eleições municipais no Brasil – está sendo desencadeada uma nova etapa da campanha promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), visando estimular o debate sobre a importância social e econômica do transporte público urbano, de modo a fazer com que os candidatos e, mais tarde, os prefeitos e vereadores eleitos privilegiem e fortaleçam o transporte coletivo em suas ações de governo.
Considerando o processo eleitoral que se aproxima, o qual irá redefinir as administrações municipais, a ideia da ANTP e das demais organizações que apóiam a campanha é introduzir o debate a respeito da importância da qualificação, racionalização e, sobretudo, da modernização dos modelos jurídico, operacional e de financiamento do transporte público, com receitas que venham não apenas da tarifa ou do tesouro municipal, justamente para que o usuário pague menos pelo transporte e essa atividade econômica seja exercida de forma equilibrada e com segurança jurídica.
A campanha é assinada também pelas seguintes entidades nacionais brasileiras: Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. A OTM Editora, que publica o portal Mobilitas, também está engajada na campanha.
Para essa nova etapa foram desenvolvidas quatro peças gráficas para utilização nas redes sociais com link para a peça principal da campanha, o guia Eleições 2020 – Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade. Esse guia tem 40 páginas, é colorido e bem ilustrado, e apresenta links para outros documentos. A publicação pode ser baixada por meio de link ao final desta matéria.
As novas peças seguem a mesma linha criativa do guia e são intituladas de maneira encadeada: “Transporte público de qualidade”, “Transporte público eficiente” e “Transporte público acessível” e, fechando a ideia, “Tudo isso é um direito seu”.
Enfatizando dois lemas – “#elejaotransportepúblico!” “#transportepúblicoelege!” –, a campanha convida os candidatos a utilizarem a bandeira da defesa do transporte público para fazer a diferença nas próximas eleições.
AÇÃO ORGÂNICA
O lançamento das peças para os canais digitais foi pensado originalmente para ser uma ação orgânica, mas existe a possibilidade de que a campanha obtenha recursos para impulsionamento pago.
A ação orgânica tem como objetivo fazer com que as entidades que assinam a campanha, seus associados e filiados, e também organizações parceiras, simpatizantes da causa atuem na disseminação das peças e, principalmente, na difusão do conteúdo do guia.
TEXTO DE ESTÍMULO
Uma sugestão de texto acompanha o envio dos arquivos digitais com as peças àqueles que promoverão a sua difusão.
O texto assinala inicialmente: “As eleições estão se aproximando. Quais são as propostas dos candidatos para melhorar o transporte? Pesquise antes de votar. O seu voto pode ajudar a construir uma cidade melhor, com transporte público eficiente e de qualidade. Acesse nosso guia, conheça seus direitos, indique o conteúdo para seus candidatos e vote consciente”.
Na sequência, está este trecho: “Já parou para pensar em como melhorar o trânsito da sua cidade? Como oferecer mais conforto para os passageiros dos coletivos? Conheça algumas soluções que podem fazer a mobilidade urbana avançar na sua cidade. Acesse nosso guia”
Finalmente, o convite para conhecer o guia: “Assim como saúde, educação e segurança, esse também é um direito de todo cidadão. Acesse nosso guia, conheça os seus direitos e ajude a dar voz ao movimento por um transporte público melhor”.
ALVOS DA CAMPANHA
Além dos candidatos, são alvos da campanha os formuladores dos programas de governo, formadores de opinião e mesmo os eleitores, que farão sua escolha nas urnas.
No início da campanha, no final do mês de setembro, foi desencadeada uma ação da cúpula para a base. A ANTP enviou o guia virtual para 31 partidos políticos, solicitando que a publicação fosse encaminhada para as equipes responsáveis pelas candidaturas, em especial para os formuladores de programas de governo.
O movimento agora é “de baixo para cima”. A intenção é distribuir as quatro peças o mais amplamente possível para que elas façam o guia chegar aos eleitores. O comando da campanha acredita que o esforço alcançará um número considerável de eleitores que tenham bom espaço de articulação e de conexão com outros eleitores. A expectativa é de que, ao conhecerem e compreenderem as, tornem-se influenciadores para essa causa do fortalecimento do transporte público.
A campanha prevê que a imprensa seja subsidiada com informações e análises técnicas de modo a possibilitar uma cobertura mais objetiva das propostas dos candidatos a respeito dos diferentes pontos relacionados com a mobilidade urbana.
A elaboração desse material e o desenvolvimento da campanha têm a cooperação de especialistas e de entidades que representam operadores de transporte público por ônibus e a indústria fornecedora do setor.