Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes
Mais mudanças no transporte de Natal. Duas linhas do sistema urbano passam por mudanças e uma outra volta as operações. As mudanças ocorrem nas linhas 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Campus) e 75A (Parque das Dunas/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro), enquanto a linha 20 (Cidade da Esperança/Ribeira, via Av. 09) volta a operação sem qualquer alteração de itinerário. Todas elas, porém, terão novas nomenclaturas.
No caso da linha 66, a mudança ocorre na adaptação que a torna uma linha Circular, passando a operar como 566 – Circular – Ponta Negra/Mirassol. O processo de redução de itinerário têm ocorrido com algumas outras linhas urbanas, e a mudança faz com que a linha passe a ter tarifa de R$ 3,20. A operação da 566 teve início nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, mas a STTU – Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal não detalhou seu itinerário, nem os horários e a frequência da operação.
De acordo com informações obtidas pelo Portal UNIBUS RN, o itinerário da 566 tem trajeto semelhante à antiga linha 66 entre seu terminal, na Vila de Ponta Negra, até a Av. Eng. Roberto Freire, de onde os ônibus seguem até o túnel da UFRN, retornando para Ponta Negra. A linha é operada pela empresa Santa Maria.
Outra mudança ocorre na linha 75, que a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, terá novo código e itinerário: N-75 – Parque das Dunas/Alecrim, via Ponte Newton Navarro. Com a modificação, a linha retorna as operações – ela estava suspensa – e deixará de ser desmembrada em duas rotas inversas (até então, a operação ocorria como “75A” e “75B”, com itinerários inversos pelas pontes de Igapó e Newton Navarro).
No novo itinerário, a linha seguirá do Parque das Dunas até a Ribeira, em itinerário semelhante à antiga linha 75A, e fazendo o retorno no Alecrim, de onde volta para o conjunto no itinerário semelhante a antiga 75B.
Já a linha 20 também volta a operar. Ela não terá alteração de itinerário, apenas vai operar com o código “O-20”. A linha também estava suspensa desde que o isolamento social entrou em vigor em Natal, e não havia perspectivas do seu retorno. Tanto a linha O-20 quanto a N-75 são operadas pela empresa Guanabara.