Especial UNIBUS RN: Confira um guia completo com todas as modificações e novidades das linhas de ônibus de Natal

Por UNIBUS RN
Foto: Edivan Leal/Portal Busologia Natalense – Ilustração/Arquivo

A coluna “Especial UNIBUS RN” apresenta hoje um guia completo que mostrará todos os detalhes que envolvem o maior pacote de atualizações do transporte público por ônibus em Natal nos últimos anos. São linhas modificadas, linhas reativadas e trajetos novos, que afetarão a circulação de ônibus por toda a cidade já a partir desta segunda-feira, 14.

As modificações foram autorizadas pela Prefeitura do Natal, através da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), após acordo judicial, celebrado junto à Defensoria Pública do Estado. O processo pedia que 100% dos ônibus aptos a circularem em Natal fossem para as ruas, além da volta da circulação de cerca de 20 linhas que haviam sido paralisadas – tanto a redução da frota, quanto à paralisação das linhas, foram motivadas pela pandemia do COVID-19, uma vez que há medidas de distanciamento social em vigor, disciplinadas para que sejam usadas no combate à doença.

Porém, no acordo, foi definido que 70% dos ônibus voltam às ruas amanhã, além da volta da circulação de 12 linhas. Parte delas voltará à sua operação habitual, enquanto outras fazem parte do pacote de modificações anunciado pela pasta na última sexta-feira, 11.

Aqui no UNIBUS RN você fica sabendo de todos os detalhes para que você consiga se locomover corretamente e possa usar o ônibus sem dificuldades a partir de amanhã.

Linhas que voltam a circular sem alteração: Nesta segunda-feira, três linhas que estavam suspensas voltam a circular nas ruas de Natal.

A linha 33B (Planalto / Lagoa Seca) volta a circular, atendendo ao conjunto COOPHAB, no Planalto, e ao bairro de Cidade Satélite. A linha trafega na Avenida Prudente de Morais e tem seu ponto-retorno no Shopping Midway Mall, no Tirol. As empresas Santa Maria e Cidade do Natal disponibilizarão um ônibus cada na retomada da operação.

Outra linha que volta a circular é a 66 (Ponta Negra / Cidade da Esperança), que atende diversas localidades de Natal. Com seu itinerário atendendo bairros como Morro Branco, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado e Bom Pastor, a linha também atende ao Terminal Rodoviário da capital potiguar, na Cidade da Esperança. Operada pela empresa Santa Maria, a operação recomeça na segunda-feira, sem alterações para o seu usuário.

Na Zona Norte, a linha 592 (Circular Residencial Redinha), operada pela Guanabara, também volta às ruas. Além do conjunto que dá nome para a linha, o conjunto Colinas do Potengi também é atendido no itinerário, que também dá acesso ao Partage Norte Shopping. A linha volta sem modificações na tarifa, nem no itinerário.

+ Leia mais: Linha 587 volta a operar em seu itinerário original

Linhas que voltam a operar com alterações: Ao todo, 5 linhas de ônibus paralisadas durante a pandemia voltarão a circular, com alterações substanciais em seus trajetos.

As linhas 13A, 13B e 25 voltam a circular, mas em um novo formato: unificadas. Com isso, os usuários que precisam se deslocar para a Redinha ou ao Bairro Nordeste passarão a contar com a fusão dessas linhas, que passa a se chamar N-25 (Redinha / Bairro Nordeste – Via Alecrim). De acordo com a STTU, a linha atenderá ainda a Ponte Newton Navarro, além dos bairros Quintas, Cidade Alta e Alecrim.

A linha N-25 terá uma frequência média, segundo a STTU, de 30 minutos. A tarifa continua custando R$ 3,90.

Com a unificação das 3 linhas, o bairro de Petrópolis deixa de ser atendido. Entretanto, o trajeto pode ser completado através da integração temporal, com o uso do NatalCard. Segundo a pasta, as linhas indicadas para o uso do recurso, saindo da Redinha, são 33A, N-35, L-37, S-46 e L-56; já para o usuário do Bairro Nordeste, recomenda-se o uso das linhas N-05, N-15, 17-78, O-22, N-64 e N-70.

Com a operação da fusão dessas 3 linhas, outra operação é afetada. A linha 19 (Rodoviária / Ribeira – Via KM 06), que estava temporariamente unificada com a 25 para atender ao Bairro Nordeste, deixa de circular no bairro, voltando à sua operação habitual, trafegando na BR 226 e na Avenida Mário Negócio nos dois sentidos.

Já a linha 81 teve seu trajeto encurtado e passará a operar com o código 581. A nomenclatura também muda, passando a se chamar Gramoré / Santa Catarina, via Vila Verde I. Com a modificação, a linha passará a ter seu ponto de retorno na altura do supermercado Nordestão, na Av. Doutor João Medeiros Filho, atendendo também a Avenida Itapetinga, no Santarém, e ao Partage Norte Shopping.

A linha 581 passa a operar no sistema de circulares, tendo tarifa diferenciada (R$ 3,20) e a possibilidade do uso da integração temporal, via NatalCard (Com o pagamento do valor restante para o complemento da tarifa regular, que custa R$ 3,90). A integração será permitida nas seguintes linhas: N-02, N-08, N-15, N-29, N-35, N-60, N-64, N-73, O-76, 78A-47 e N-79.

Segundo a STTU, o intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos.

Já a linha 48 teve seu trajeto encurtado, além de atualizar sua nomenclatura. Passará a se chamar L-48 (Nova Descoberta / Rocas – Via Alecrim). A modificação retira a linha do bairro de Santos Reis, na Zona Leste (Passa a ter o ponto final nas Rocas), e faz com que o Campus Universitário da UFRN não seja mais atendido – com a alteração, o ponto-retorno passa a ser na Avenida Norton Chaves.

Segundo a STTU, o bairro de Santos Reis poderá iniciar seus trajetos usando as linhas N-25, N-35, N-43, 75A, 78A-47 e N-84 para fazer a integração com a L-48, através da bilhetagem eletrônica.

Até o fechamento da matéria, não foi divulgado o quadro de horários da linha, que é operada pela empresa Santa Maria. A tarifa continuará em R$ 3,90.

+ Leia mais: STTU anuncia criação da linha 585

591: Recentemente, foi anunciada a criação da linha 527, que supre a operação das linhas 07A e 27A, no conjunto Alvorada IV, na Zona Norte. Porém, a linha vai mudar de código nesta segunda-feira, passando a usar o número 591.

Também terá modificação na nomenclatura: Jardim Progresso / Santa Catarina. A linha continuará atendendo a Avenida José Luiz da Silva e, segundo a STTU, terá um intervalo médio de 15 minutos no horário de pico, subindo para 20 minutos no restante do dia.

Ainda de acordo com a pasta, as linhas N-02, N-08, N-29, N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79 podem ser acessadas pelo usuário da linha 591 através da integração temporal.

+ Leia mais: Linhas 527 e 557 entram em operação

Linhas em operação que contarão com novo itinerário: No pacote de atualizações anunciado pela STTU, outras 5 linhas de ônibus terão modificações importantes em seus trajetos.

Uma das modificações ocorre na linha 02 (Gramoré/Mirassol), que passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, e agora passa a se chamar N-02 (Gramoré/Morro Branco, via Midway Mall).

Segundo a STTU, o intervalo médio de operação da linha será de 20 minutos durante o dia e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha.

O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77.

A linha 15/16 (Pajuçara/Ribeira) passa a retornar da Av. Prudente de Morais a partir desta segunda-feira, deixando de circular na Av. Hermes da Fonseca. Com isso, a linha passa a se chamar N-15 (Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis).

A linha 26 (Soledade/Ponta Negra) passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, e agora sua nomenclatura será N-26 (Soledade/Morro Branco, via Midway Mall).

O intervalo médio de operação da linha será de 20 minutos durante o dia, de acordo com a STTU, e a alteração permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha, garante a pasta.

O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77.

Já para Ponta Negra, o passageiro pode realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com a linha N-73 ou no Midway Mall com as linhas 46 e 54.

Outra alteração ocorre na linha 27 (Alvorada IV/Ribeira), que muda de itinerário no retorno para o bairro a partir da Ribeira, onde acessa a Rua Ulisses Caldas, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Almirante Alexandrino de Alencar e Rua Amaro Barreto, de onde realiza o itinerário habitual.

Com a mudança, a linha passa a se chamar N-27 (Alvorada IV/Ribeira, via Av. Deodoro da Fonseca).

Uma das linhas mais extensas de Natal, a 64A/43 (Nova Natal/Praia do Meio/Candelária) também será reformulada para dar mais eficiência na sua operação. A linha tinha, até então, 54,2 km – o suficiente para chegar em Goianinha – e 3 horas de viagens, mais que suficiente para chegar em João Pessoa, na Paraíba. Agora, a linha terá o novo código e itinerário N-43 (Nova Natal/Midway, via Ponte Newton Navarro/Alecrim).

Com as alterações, que começam na segunda-feira (14/09), a linha passa a partir do terminal da N-29 (antiga 10/29) e acessar a Rua dos Caboclinhos, Rua do Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. da Ciranda, Av. Guararapes, Av. Tocantínea, Av. Rio Doce, Av. Itapetinga, Av. Dr. João Medeiros Filho, Ponte Newton Navarro, Av. Pres. Café Filho, Rua Prof. José Melquíades, Rua Cel. Flamínio, Rua São João de Deus, Av. Eng. Hildebrando de Góis, Travessa São Pedro, Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Av. Pres. Bandeira, Rua São José e Av. Bernardo Vieira, de onde retorna na rotatória com a Av. Xavier da Silveira pelo mesmo caminho para o Nova Natal.

A STTU afirma que a linha terá intervalo médio entre viagens de 20 minutos e a as alterações também vão permitir que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha.

O passageiro que sai do Nova Natal para Candelária poderá utilizar a linha N-35, por meio da integração temporal na Av. Dr. João Medeiros Filho, para seguir viagem. Já o morador de Candelária que vai para o Alecrim poderá embarcar na linha N-35 e desembarcar na Av. Prudente de Morais com Av. Bernardo Vieira para realizar integração temporal com a N-43, N-52 e N-54.

Já o morador da Praia do Meio e das Rocas poderá utilizar as linhas O-38 e O-59 para ir ao Alecrim e ainda realizar integração temporal com a linha N-35 para seguir em direção a Candelária.

Além delas, a empresa Santa Maria anunciou mudanças nos trajetos de outras 4 linhas de ônibus de Natal, que já estão em circulação. Elas também terão seus códigos alterados, e as modificações entram em vigor nesta segunda-feira, dia 14 de setembro.

A linha 39 que realiza o atendimento Cidade Nova/Ribeira, terá seu código de identificação atualizado, se tornando O-39. Ela também deixará de atender o Centro Administrativo, no bairro de Potilândia. O novo itinerário será o seguinte: Terminal Cidade Nova/Segue itinerário normal/ Av. Capitão Mor Gouveia/Av. Prudente de Morais/Av. Lima e Silva/Viaduto 4º Centenário/Av. Salgado Filho/Segue itinerário normal. Na volta para o bairro, não há alterações.

A linha 46 (Ponta Negra / Ribeira, via Praça) vai passar a operar com o código S-46, e passa a ter novo itinerário, deixando de seguir o seu itinerário para o Conjunto de Ponta Negra. O novo itinerário será o seguinte: Terminal Vila de Ponta Negra/Rua Manoel Coringa Lemos/Rua Ver. Manoel Sátiro/Av. Engenheiro Roberto Freire/Marginal da BR-101/Segue itinerário normal. Já na volta para o bairro, as alterações serão as seguintes: Segue itinerário normal/Marginal da BR-101/Av. Engenheiro Roberto Freire/Rua Ver. Manoel Sátiro/Rua Manoel Coringa Lemos/Terminal Vila de Ponta Negra.

Outra linha que também sofrerá alterações é a 54 (Ponta Negra/Rocas, via Alecrim). Agora, a linha terá o código L-54, e a mudança no itinerário deixará de atender a Vila de Ponta Negra, retornando da Rota do Sol. Confira o novo itinerário da linha: Terminal Rocas/…Segue itinerário normal/Rua Praia de Búzios/Rota do Sol/Av. Engenheiro Roberto Freire/Rota do Sol. Na volta, a mudança é a seguinte: Av. Engenheiro Roberto Freire/Marginal da BR-101/Via Direta/Segue itinerário normal.

Também há alterações na linha 83 (Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite/Pirangi). Agora, a linha terá o código O-83, e a mudança de itinerário será semelhante a linha L-54, deixando de atender a Vila de Ponta Negra e retornando da Rota do Sol. O seu novo itinerário será o seguinte: Terminal Felipe Camarão/Rua Maristela Alves/…Segue itinerário normal/Av. Engenheiro Roberto Freire/Rota do Sol. Já na volta, as mudanças serão: Av. Engenheiro Roberto Freire/Av. Airton Sena/Segue itinerário normal.

O acesso para os usuários afetados pelas mudanças, especialmente na região de Ponta Negra através da modificação da maioria das linhas que atendem ao bairro, poderá ser suprido pela integração temporal, realizada através do cartão NatalCard.

As mudanças entram em vigor nesta segunda-feira, 14 de setembro, e você vai acompanhar detalhes das novas operações aqui no Portal UNIBUS RN.

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