Do Diário do Transporte
Fotos: Divulgação
A operação do eixo norte-sul do sistema BRT Sorocaba, no interior paulista, já está em vigor. O início da circulação dos ônibus ocorreu neste domingo, 30 de agosto de 2020. Com 12 estações e 44 pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais, o trecho liga o Terminal Vitória Régia até o extremo da zona sul da cidade, e reduzirá o tempo de espera e de viagem. A tarifa é a mesma utilizada nos ônibus municipais, R$ 4,40.
Confira abaixo o itinerário do BRT:
IDA – Avenida Izoraida Marques Peres, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, rotatória, Avenida Dom Aguirre, Terminal São Paulo, Rua Leopoldo Machado, Rua Álvaro Soares, Rua Francisco Scarpa, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Armando Zuliani, Rua Euripdes Fogaça, Avenida General Osório, Rua Maciel Baião, Avenida Itavuvu, Rua Antônio Silva Saladino e Terminal Vitória Régia
VOLTA – Terminal Vitória Régia, Rua Antônio Silva Saladino, Avenida Itavuvu, Rua Major Gambeta, Rua Castanho Taques, Avenida Santos Dumond, Avenida Ademar de Barros, Avenida General Osório, Rua Professor Toledo, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Rua Santa Clara, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre e Avenida Izoraida Marques Peres.
DETALHES DA OPERAÇÃO
Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT Sorocaba, afirma que será mais tranquilo para o usuário cruzar a cidade da zona norte à sul a partir de agora. “Todo começo existe uma adaptação, mas acredito que conforme os passageiros forem utilizando o sistema, perceberão seus benefícios. Esperamos que muitas pessoas deixem seus veículos para fazer esse descolamento de BRT. O que é muito bom. Queremos ver a retomada do passageiro ao transporte coletivo”, destaca.
Ainda em fase inicial e parcial de testes, o sistema BRT de Sorocaba conta com uma frota de 43 novos veículos, sendo 14 superarticulados e 29 padron, todos com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário.
Os veículos possuem elevador e espaços adaptados e dedicados a pessoas com necessidades especiais.
Em comunicado encaminhado ao Diário do Transporte, a operação do sistema informa que além dos veículos BRT, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus oriundos das linhas alimentadoras que circulam pelos bairros, que compõem o atual sistema de transporte da cidade e cuja cobertura será mantida.
Ainda segundo o comunicado, a única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT. Isso significa dizer que, caso o passageiro esteja em seu bairro, por exemplo, ele será atendido por um veículo que opera nas linhas alimentadoras que o levará até um terminal ou estações de integração.
O Diretor de Operações do BRT Sorocaba esclarece que toda operação será monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela gestão do fluxo de passageiros e veículos. As imagens registradas também serão espelhadas no sistema de controle da Urbes Trânsito e Transporte.
Os passageiros pagarão uma tarifa única, a mesma já utilizada na cidade. Pelo período de 1h, o passageiro está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa.
O acesso ao sistema é permitido via “Cartão Cidadão” ou crédito avulso. Para os que não possuem o Cartão, o crédito pode ser adquirido via compra digital e recebimento de QR Code no celular ou impresso (se estiver em um totem de atendimento). Depois, basta aproximar o celular ou o ticket com QR Code do validador e a entrada será liberada.
APLICATIVO CITTAMOBI
Por meio do aplicativo CittaMobi no celular, o usuário do BRT poderá efetuar a compra de passagem, visualizar o tempo de espera dos ônibus, receber atualizações do sistema em caso de eventualidades, enviar perguntas em situação de dúvida, ter liberação para o uso do wi-fi e ainda pedir ajuda em situações de emergência.
O usuário será informado ainda pelo aplicativo quanto tempo falta para a chegada do ônibus.
EMBARQUE
Os usuários podem ingressar no sistema por meio do Terminal Vitória Régia.
Neste local, eles efetuarão o pagamento nas catracas de entrada e poderão aguardar os ônibus que seguirão para o eixo norte-sul.
O local garante um ambiente com total infraestrutura com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, espaços comerciais, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.
Caso o usuário ingresse no sistema pelo Corredor BRT, ele terá ao longo da Avenida Itavuvu 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque do lado esquerdo. O acesso é em nível da estação com o veículo, ficando a 95 cm de altura.
As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.
CORREDORES ESTRUTURAIS
Saindo do trecho norte, os usuários terão acesso ao sistema realizando o embarque/desembarque nos pontos de parada localizados nos corredores estruturais pela porta da direita, a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada. Estes corredores passaram por melhorias e requalificação de 44 pontos de parada.
Os corredores estruturais não são exclusivos do BRT e neles também circularão ônibus de outras empresas do transporte coletivo.
PROJETO BRT SOROCABA
Quando concluído, o BRT permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, com viagens mais ágeis. O embarque em nível facilita o deslocamento, em especial pessoas idosas e cadeirantes. São no total 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.
CONCESSIONÁRIA BRT SOROCABA
De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.
Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.