Senadores podem votar hoje obrigatoriedade de permissão, com licitação, para operação de linhas interestaduais

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

O Senado Federal incluiu na ordem do dia da sessão desta quinta-feira, 27, a análise de um Projeto de Lei que altera a legislação que rege o transporte interestadual e internacional de passageiros, instituindo o sistema de permissões para a operação das linhas de ônibus. A sessão deliberativa, que ocorrerá de forma virtual, começa às 16h.

O Projeto de Lei 3819/2020 é de autoria do senador Marcos Rogério (DEM / RO), que pede a alteração da Lei 10233/2001, para que as linhas de ônibus só possam ser destinadas às empresas após permissão dada pelos órgãos competentes, após a divulgação de edital de licitação.

Atualmente, a operação das linhas interestaduais é regulada no sistema de autorizações, com as empresas solicitando os mercados que desejam à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Não há obrigatoriedade de licitação atualmente: basta protocolar o pedido e a autarquia irá analisar sua viabilidade.

As regras foram modificadas pelo Governo Federal em 2019, por decreto presidencial, e desde então a medida é alvo de questionamentos jurídicos.

Em entrevista para a Agência Senado, o autor do projeto classificou que o sistema atual de autorizações, que dispensa o processo de licitação, é inconstitucional. “Vários passageiros de regiões com menor potencial econômico certamente terão seu direito de locomoção comprometido por falta de interesse de empresas privadas em operar rotas inviáveis”, argumenta o senador Marcos Rogério.

Caso o projeto seja aprovado pelos senadores, a matéria irá tramitar na Câmara dos Deputados e, se passar pela outra casa legislativa, segue para sanção do presidente da república.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.