Do Valor Econômico
Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas – Ilustração
O desafio de tentar reduzir riscos nas grandes cidades alterou condutas também nos transportes alternativos. Além de rever normas de segurança, as empresas tiveram que interromper modalidades como o deslocamento coletivo, por exemplo. Em outra mão, viram o credenciamento aos serviços corporativos crescer, já que algumas companhias e instituições ampliaram o uso para preservar funcionários e assegurar entregas.
Ao mesmo tempo em que tirou a maioria dos clientes das ruas nas quarentenas – fluxo que está longe de ser retomado, segundo os motoristas -, a pandemia intensificou a demanda por parte de empresas. “A 99 registrou aumento de 10% em junho no credenciamento à plataforma de solução corporativa, a 99 Empresas, em comparação com o mesmo período ano passado. Esse incremento reflete a preocupação das empresas em oferecer opções mais seguras no deslocamento aos colaboradores e evitar aglomerações”, comentou Livia Pozzi, líder de soluções B2B da 99.
Usuários dos transportes alternativos também perceberam adaptações graduais no serviço. As mudanças começaram com a obrigatoriedade do uso de máscaras e de manter janelas dos veículos abertas, seguidas da oferta de itens para higienização, assim como informações nos aplicativos voltadas ao aumento da segurança.
Mais recentemente, alguns carros adotaram painéis de proteção feitos de PET. Visto como uma “barreira sanitária” entre os bancos da frente e de trás, o item é fornecido gratuitamente a motoristas premium em corridas e com desconto progressivo aos demais.
As mudanças também incrementaram as soluções corporativas da Uber. “O Uber Juntos segue suspenso desde o mês de março, sem previsão de retorno como parte dos nossos esforços para ajudar a prevenir a disseminação da covid-19. Já o serviço Uber Eats para Empresas, por exemplo, cresceu 190% globalmente no segundo trimestre”, informou Silvia Penna, gerente de operações da companhia no Brasil.
Uma das empresas a aderir aos serviços Uber para Empresas e ao 99 Empresas foi a Mondelez International, do ramo de alimentos e bebidas – dona de marcas como Trident, Oreo, Club Social, Lacta, Tang, Halls e Bis. Em março, quando cidades entraram em quarentena pela primeira vez, o grupo passou subsidiar integralmente ida e volta dos promotores de venda de suas casas para as lojas.
“A medida de financiamento de transporte por aplicativo foi oferecida a 100% do time de promotores da Mondelez Brasil. Funcionários da fábrica tiveram transporte fretado e os do escritório adotaram home office, modelo de trabalho que já faz parte da cultura da empresa”, disse Marcelo Paiva, diretor de vendas.
“A decisão de financiar o transporte dos funcionários foi a maneira que encontramos para garantir tanto a continuidade da operação quanto a proteção de nosso time”, contou o executivo. A iniciativa, acrescentou, abrange serviços de todos os aplicativos disponíveis para colaboradores.