Empresas de ônibus de Natal abandonam o CittaMobi

Por UNIBUS RN
Fotos: Divulgação/CittaMobi

A maioria das empresas de ônibus que operam em Natal resolveram “abandonar” o aplicativo CittaMobi, que disponibiliza  informações em tempo real aos usuários, para que eles possam ver quando seu ônibus vai passar no ponto em que estejam aguardando. Das seis empresas que atuam na capital potiguar, apenas uma, a Transportes Guanabara, permanece disponibilizando seus dados no “app”. Até o último mês de maio, o CittaMobi reunia as informações de todas as empresas de ônibus de Natal.

Agora, a maioria das viações está disponibilizando seus dados no aplicativo “PotyBus”, que também atua em Natal, mas necessita de melhorias. Entre os principais problemas do PotyBus, está a instabilidade – usuários reclamam da falha constante em alguns aparelhos sem motivo aparente – e dificuldades nas previsões dos ônibus, de acordo com os comentários dos usuários no Google Play, loja de aplicativos de celulares Android.

Foto: Edvan Júnior/UNIBUS RN

A nota do Potybus atribuída pelos usuários do Google Play é de 2,5 em uma escala de que vai de 0 a 5. O CittaMobi recebeu nota 4 – apesar de contar com mais avaliações, já que tem maior abrangência, uma vez que atua em diversas cidades do Brasil.

Presente em Natal desde 2015, a operação do CittaMobi se deu, inicialmente, por parte das empresas da capital. A atuação parcial é comum, de acordo com informações do próprio aplicativo, disponibilizada em seu site: “Para que a gente mande as informações dos ônibus, é preciso mapear todas os pontos de parada da cidade e instalar um transmissor em cada veículo. Isso é feito em parceria com as empresas operadoras de ônibus. Algumas cidades possuem mais de uma empresa operando o transporte público e pode ser que nossa parceria não cubra todas elas. Por esse motivo, em alguns casos as previsões são mostradas em apenas algumas linhas”, declara.

Inicialmente, o CittaMobi foi utilizado pelas empresas Conceição, Guanabara, Oceano, Cidade do Natal, Cidade das Dunas, Trampolim e Litorânea. Apenas em 2019, as demais empresas do sistema urbano de Natal – Via Sul, Santa Maria e Reunidas – passaram a também disponibilizar seus dados no app. Até então, elas já disponibilizavam as informações no PotyBus.

Foto: José Augusto/UNIBUS RN

Pouca margem de erro

A consolidação do CittaMobi em todo Brasil ocorreu, especialmente, graças a confiabilidade nos acertos das previsões dos ônibus. “Nossas informações são baseadas em dados em tempo real. É possível verificar a qualidade dos dados diretamente no CittaMobi. (Mas) Falhas técnicas podem ocorrer e interferir na qualidade da informação. Os equipamentos embarcados podem apresentar problemas técnicos, assim como podemos ter intercorrências em nossos servidores”, afirma o site do app.

Foto: José Augusto/UNIBUS RN

Mas as falhas são mínimas, de acordo com a avaliação de Helckton Fernandes, estudante de logística e participante do grupo Ônibus Coletivo de Natal, que debate temas ligados ao transporte local: “As previsões do CittaMobi para as empresas de ônibus de Natal costumavam ser bem precisas, com margem de erro mínima. As empresas que disponibilizam os dados nele, permanecem com previsões mais corretas”, afirma.

Já o PotyBus é avaliado por Helckton como “ruim”: “(o PotyBus) não cumpre o que se propõe. Quando ele funciona, é um quebra-galho apenas, mas pouco confiável. Para quem depende de transporte coletivo, saber que horas seu ônibus vai passar é sempre importante, pois você evita muita coisa (estar exposto a sol, chuva, correndo risco de assalto nas paradas, etc.). E neste período de pandemia, com frota reduzida, é mais importante ainda, pois como as viagens terminam mais cedo que o habitual, o trabalhador que sai mais tarde do trabalho, teria a certeza se vai passar o ônibus ou ele precisa dar outro jeito de voltar pra casa (carona, apps, etc)”, considera Helckton.

Foto: Júnior Mendes/UNIBUS RN

Entre as principais reclamações de usuários do PotyBus no Google Play, constam a dificuldade de encontrar o localizador no mapa do app ou o próprio mapa, previsões de ônibus que não se concretizam, e instabilidade no funcionamento.

Mudanças no sistema de transmissão de informações motivou “fim” do CittaMobi

De acordo com informações obtidas pelo Portal UNIBUS RN, o fim da utilização do CittaMobi ocorreu por mudanças no sistema de transmissão das informações dos ônibus. A confirmação foi feita pela empresa Nossa Senhora da Conceição, através do seu tele-atendimento, ao ser questionada sobre a mudança no aplicativo – a Conceição foi uma das empresas que deixou de informar seus dados no CittaMobi, e agora disponibiliza informações no PotyBus.

Foto: José Augusto/UNIBUS RN

As empresas que repassavam os dados das suas operações ao CittaMobi, teriam optado por deixar de utilizar o sistema da empresa, considerado complementar pelas viações, e agora informam unicamente ao sistema do PotyBus.

O Portal UNIBUS RN entrou em contato com o CittaMobi para saber o posicionamento do aplicativo sobre o fim da sua utilização pela maioria das empresas locais, e também questionou se há negociações para o retorno no uso do aplicativo pelas viações de Natal, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Também questionamos a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), órgão gestor do sistema de transporte de Natal, e o SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal), entidade que reúne as empresas de ônibus de Natal, sobre a mudança no uso do app e as recorrentes falhas do PotyBys, mas eles também não se posicionaram até o encerramento desta matéria.

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