Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes/Acervo UNIBUS RN
Com o fim da marca “Oceano” presentes nos ônibus, a empresa Guanabara voltou as operações das linhas de Extremoz, após cerca de 20 anos. Originalmente, a ligação entre Extremoz e Natal era feita pela Guanabara, até a criação da Oceano, em meados do ano 2000, empresa voltada para a atuação da Guanabara na região metropolitana de Natal (enquanto a empresa Guanabara se concentrou nas linhas urbanas de Natal). Nesta quinta-feira, dia 14 de março, a Guanabara voltou às ruas de Extremoz, na operação das linhas que ligam o município à Natal.
Leia também:
Empresa Oceano chega ao fim, e Guanabara inicia operação no intermunicipal
A empresa Guanabara, proprietária da Oceano, anunciou o fim da viação e unificação da Guanabara para todas as operações. A decisão de encerrar as atividades da Oceano foi tomada pelo atual grupo proprietário da Guanabara, a empresa Metropolitana, de Pernambuco, e comunicada na confraternização de final de ano das empresas no ano de 2017. A previsão era que a mudança ocorresse a partir do início de 2018.
Mas só este ano o primeiro ônibus da Guanabara passou a atuar em linhas metropolitanas. Foi no 17 de março, quando o ônibus de numeração 009, até então da Oceano, foi remanejado para a Guanabara e passou a operar as linhas da grande Natal.
Até a criação da Oceano, as linhas metropolitanas do grupo eram operadas pela Guanabara.
Leia também:
As operações da Guanabara e Oceano nas praias de Santa Rita e Genipabu
Na Guanabara metropolitana que atuava antes da criação da Oceano, a empresa atuava com veículos repassados da área urbana e também com ônibus comprados zero quilômetro. A ação de repete no atual momento – apesar de a Guanabara metropolitana contar apenas com três ônibus do modelo Foz Super, comprados zero quilômetro pela Oceano em 2011. Todos os demais veículos, são seminovos, vindos das empresas que integram o grupo Metropolitana, de Pernambuco, proprietária da Guanabara. Já na área urbana, a empresa conta com significativa parte da frota de carros comprados zero quilômetro.
Atualmente, cerca de metade da frota da Oceano já passou pela mudança na marca, se tornando Guanabara.