São Paulo: Aumenta em 20% numero de passageiros nos transportes metropolitanos

Do Diário do Transporte
Foto: Trem da linha 11 Coral da CPTM lotado nesta semana/Reprodução Redes Sociais

A quantidade de passageiros que tem usado os trens da CPTM, o Metrô de São Paulo e os ônibus gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos aumentou em cerca de 20% nos últimos dias mesmo com a necessidade do isolamento social e da quarentena decretada pelo governo do Estado de São Paulo para evitar um avanço ainda maior do novo coronavírus.

A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã deste sábado, 18 de abril de 2020.

“Dia a dia, desde o início de isolamento social, estamos verificando que as pessoas estão aumentando suas rotinas de saírem de suas casas. Se avaliarmos desde o dia 11 de março, quando o transporte, entre EMTU, CPTM e Metrô, registrou mais de 10,5 milhões de passageiros, na mesma quarta-feira [depois do início do isolamento], caiu pra 2,079 milhões de passageiros. Já na última quarta-feira [15 de abril de 2020] nós chegamos a 2,45 milhões de passageiros por dia. Portanto, já aumentou em 20% nas operações que o Estado gerencia” – revelou Baldy.

Segundo Baldy, em geral, a redução da demanda foi de 75%.

Passageiros têm relatado trens da CPTM, em especial da linha 11-Coral, e algumas linhas da EMTU com lotação acima do normal, impedindo que seja observado qualquer distanciamento social.

O secretário diz que as operadoras estão monitorando a movimentação e se comprometeu a tomar medidas para evitar as lotações.

Baldy ainda disse que os transportes metropolitanos estão registrando horário de pico antecipado, ou seja, maior quantidade de passageiros mais cedo que o habitual.

O secretário ainda acrescentou que em torno de 80% da demanda de todo o dia estão se concentrando nos horários de pico, tanto da ida como da volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.