Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
A pandemia do COVID-19 afetou profundamente o segmento do transporte público de passageiros. No transporte rodoviário, não foi diferente, com a queda abrupta de passageiros afetando economicamente a situação de muitas companhias. Como é considerado um serviço essencial, gradativamente as empresas estão voltando a operar determinados trechos. Dando prioridade à itinerários de grande demanda, as empresas Progresso e Guanabara anunciaram o reinício de operações em linhas de 3 Estados nordestinos.
Progresso: No caso da tradicional empresa pernambucana, foi anunciado, através de suas redes sociais, o retorno de operações de duas de suas mais importantes linhas.
Ontem, 17, foi reiniciada a operação da linha intermunicipal pernambucana Recife / Petrolina. A Progresso informa que a operação será feita com veículos Double Decker (DD), na configuração Leito Cama, de domingo a sexta, com saída da capital às 21:00 e saindo de Petrolina às 19:00.
Já para a próxima segunda-feira, 20, está agendado o reinício da circulação da linha Recife / Campina Grande, ligando a capital pernambucana a principal cidade do interior da Paraíba. Haverá um horário partindo de Recife, às 16:30, enquanto que a saída de Campina Grande ocorrerá às 7:00.
Guanabara: Já a empresa cearense, que possui atuação em todo o Nordeste e em estados do Centro-Oeste, Norte e Sudeste, divulgou o retorno da operação em linhas intermunicipais de 2 Estados.
No Maranhão, foram reiniciadas ontem, 17, as operações de duas linhas: São Luís / Timon, via Caxias, e São Luís / São Bernardo, via Chapadinha. Um horário será disponibilizado diariamente em cada trajeto.
Já na Paraíba, será disponibilizada, a partir do próximo dia 20, a operação da linha João Pessoa / Cajazeiras, atendendo ainda as cidades de Patos, Pombal e Sousa. Serão disponibilizados dois horários por dia em cada trajeto.
Em suas redes sociais, a Guanabara informa que reiniciará a operação das linhas seguindo padrões estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). De acordo com o comunicado, é informado, ainda, que as linhas irão operar com veículos Double Decker (DD), com apenas um passageiro por fileira, o que causará até 50% da ocupação de cada ônibus.