Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN), João Maria Gomes (UNIBUS RN), Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN), Vinícius Marinho (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN), Eder Silva (Ônibus Brasil), Rodrigo Miguel (Ônibus Brasil) e Douglas Célio Brandão (Ônibus Brasil)
Agradecimentos: Kaio Lucas e Vinícius Marinho
A coluna “Especial UNIBUS RN” está de volta! Nessa edição, nossa equipe traz o registro de 3 ônibus que ocuparam um mesmo prefixo na empresa Santa Maria nos últimos 10 anos. Hoje, falamos da trajetória dos veículos que usaram o prefixo 02025.
Para começar essa viagem no tempo, uma curiosidade sobre esse prefixo: Os 3 ônibus que mostraremos na edição de hoje do “Especial UNIBUS RN” não são originalmente potiguares. Todos eles, ao chegarem em solo potiguar e usarem o prefixo 02025, já vieram como seminovos, tendo histórico de operação em outros Estados.
Nos próximos parágrafos, contaremos um pouco da história de cada um deles. Afinal de contas, em tempos de quarentena, viajar no tempo é uma ótima pedida. Veja abaixo a trajetória de cada um desses ônibus:
O primeiro deles: O registro mais antigo que o UNIBUS RN tem no seu acervo é de meados de 2010. O veículo que usava o prefixo 02025, na época, era montado no modelo Viale, da Marcopolo, sob o chassi OF-1721, da Mercedes-Benz.
O ônibus em questão foi fabricado em 2002 e, antes de circular em terras potiguares, operou pela empresa Trans.Nacional, que opera linhas de ônibus municipais em João Pessoa, capital paraibana.
Por aqui, o 02025 circulou nas mais diversas linhas operadas pela Santa Maria. Nas fotos encontradas no acervo do UNIBUS RN, identificamos o ônibus circulando na linha 35, na época Candelária / Rocas – via Praça Cívica.
O veículo foi desativado em meados de 2011 e o último registro fotográfico encontrado o mostrava ainda no mesmo grupo empresarial da Santa Maria. O flagra foi feito em 2013, quando o ônibus circulava no fretamento industrial. O veículo operava, naquele tempo, pela empresa Atar Locações, transportando funcionários de uma fábrica em São Paulo do Potengi. Atualmente, a fábrica está desativada e a Atar encerrou suas atividades.
Hoje em dia, o ônibus está emplacado na cidade de Atalaia, em Alagoas.
Fluminense: Em meados de 2012, uma renovação com veículos seminovos chegava à Santa Maria. Na ocasião, foram adquiridos 10 ônibus vindos do Rio de Janeiro, sendo um deles o novo usuário do prefixo 02025.
O ônibus seguia o padrão do restante do lote em que estava inserido. Era montado no modelo Mega, da Neobus, com o chassi OF-1722M, da Mercedes-Benz. Tinha como diferencial a bancada acolchoada, trazendo um pouco mais de conforto para os passageiros.
Antes de circular por aqui, nosso personagem operou pela Viação Jabour, do Rio de Janeiro. Por lá, utilizou o prefixo 86153, operando linhas municipais da capital fluminense.
Em terras potiguares, o então usuário do prefixo 02025 operou nas principais linhas da Santa Maria. Iniciou suas atividades nas linhas que atendem o bairro Cidade Satélite, como a 37 (Cidade Satélite / Rocas – Via Praça Cívica), operando nas mais diversas linhas da empresa. Encerrou suas atividades atendendo a linha 36 (Praia do Meio / Nova Cidade – Via Cidade da Esperança).
O veículo foi desativado pela Santa Maria na metade de 2019. Seu registro mais recente foi feito em Aracaju, mostrando que foi vendido para um transportador particular em Sergipe. Não há informações sobre o tipo de transporte que está fazendo atualmente. Porém, pela caracterização do veículo, pode estar operando no transporte escolar.
O mais recente: No final de 2019, um grande lote de veículos seminovos chegou para a Santa Maria, oriundo de Minas Gerais. Dentre os veículos que chegaram, está o atual usuário do prefixo 02025.
O ônibus é montado no modelo Torino, da Marcopolo, sob o chassi OF-1722, da Mercedes-Benz. O veículo possui todos os critérios de acessibilidade, incluindo elevador para o acesso de cadeirantes, além de letreiros eletrônicos brancos, da Mobitec.
Antes de circular em terras potiguares, o veículo operou no transporte público de Belo Horizonte. Na capital mineira, o ônibus era de propriedade da empresa Boa Vista, operando com o prefixo 20237. O último registro fotográfico que o UNIBUS RN identificou, em terras mineiras, foi em 2018.
Aqui em Natal, o atual 02025 opera, atualmente, na linha 38 (Planalto / Praia do Meio – Via Alecrim). A linha é a de maior demanda da empresa, bem como possui a maior frota operante na escala normal de horários. A linha 38 atende importantes corredores e locais de grande circulação, como a Rodoviária Nova, a Avenida Interventor Mário Câmara (Mais conhecida como Av. 6), Av. Presidente Bandeira, Av. Duque de Caxias, o bairro das Rocas e a Praia do Meio.