Por UNIBUS RN
Foto: Alfonso Cerezo (Pixabay)
A partir do próximo dia 16, novos grupos de pessoas terão direito a receber a vacina contra a gripe em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os motoristas que atuam no transporte público de passageiros estão nesse novo grupo e poderão ser imunizados.
A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada no dia 23 de março, pelo Ministério da Saúde, e segue até o dia 22 de maio, dividida em 3 fases. Até o dia 15 de abril, serão imunizados apenas pessoas com mais de 60 anos e os trabalhadores da área da saúde.
Além dos motoristas do transporte coletivo, caminhoneiros e trabalhadores portuários também poderão se vacinar nessa nova etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Quem trabalha em forças policiais ou de salvamento (como Corpo de Bombeiros) e quem é portador de doenças crônicas poderá se vacinar a partir do dia 16, quando começa a segunda fase da campanha.
Por último, a partir do dia 09 de maio, a terceira fase será iniciada, vacinando professores, crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, grávidas, mães que tiveram parto recente, pessoas com idade entre 55 e 59 anos, portadores de deficiência e indígenas. O dia 09 de maio, inclusive, marca o “Dia D” da campanha, gerando mobilização nacional nos postos de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% das pessoas enquadradas em cada grupo que receberá a vacina. Na vacinação de idosos, por exemplo, a campanha já imunizou, até o dia 02 de abril, 62,6% do público alvo – pouco mais de 15 milhões de pessoas vacinadas.
A vacina que está sendo aplicada protege contra os três vírus gripais que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). É importante frisar que a vacina não combate o COVID-19, novo tipo de Coronavírus em circulação no Brasil. Porém, como os sintomas são parecidos, o Ministério da Saúde espera que os profissionais de saúde possam diagnosticar rapidamente o Coronavírus, ajudando também a diminuir a procura por unidades de saúde.