Por UNIBUS RN
Foto: Ilustração
Mais uma medida para evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte atinge o setor de transportes público: o sistema intermunicipal será suspenso nos finais de semana e feriados, e durante a semana a circulação será com 50% da frota. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 20 de março, pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte (Setrans-RN).
A medida passa a valer a partir do próximo domingo, dia 22, quando as viagens na região metropolitana de Natal serão suspensas. Já durante a semana, metade da frota deverá circular. As empresas aguardam a publicação de um decreto estadual que deverá ser editado no sábado, dia 21, no Diário Oficial do Estado.
As empresas do setor e autoridades públicas debateram a questão na manhã desta sexta, dia 20. Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), Manoel Marques, os empresários buscam uma flexibilização das operações: “Mas como a necessidade e o apelo à população é para que estejam em isolamento social, nosso entendimento é que não basta flexibilizar”, afirmou Manoel em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.
Para o Presidente do Setrans-RN e da Fetronor, Eudo Laranjeira, a medida é necessária para a segurança da população, bem como pela redução da demanda do setor de transportes, uma vez que boa parte dos usuários está permanecendo em suas casas.