Coronavírus: Que cuidados deve tomar quem usa transporte público, como ônibus, trens e metrô?

Por G1 (Bem Estar)
Foto: Juraj Varga (Pixabay)

Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que é importante manter os ambientes arejados. Ele indica que ao se apoiar nas barras de apoio, as pessoas devem tomar cuidado e fazer a higienização das mãos, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro. Gorinchteyn indica que as pessoas evitem tocar olhos, boca e nariz e, também, usar o transporte em horário de pico.

Pedro Campana, médico infectologista da Santa Casa de São Paulo, afirma que é importante o uso de álcool gel, para evitar não só o coronavírus, mas também outras doenças. Campana sugere que as pessoas levem sempre álcool para usar, não só nos transportes públicos, mas quando sentirem necessidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem uma recomendação específica para transporte público, mas indica limpar as mãos com frequência, principalmente, após tocar superfícies que possam estar infectadas ou estar em locais com bastante fluxo de pessoas.

A OMS, recomenda, também que as pessoas evitem tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Recomenda, também, cobrir a tosse com a parte de dentro do cotovelo e manter uma distância mínima de 1 metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.