20211201 171902 01 1

UFRN e STTU discutem melhorias na acessibilidade do transporte público para estudantes com deficiência

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Matheus Felipe

A acessibilidade dos ônibus que circulam no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi tema de uma reunião, realizada em 17 de dezembro, entre representantes da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). O encontro, realizado na sede da STTU, teve como objetivo definir soluções para barreiras físicas e atitudinais enfrentadas por estudantes com deficiência que utilizam o transporte público de Natal para chegar à universidade.

Durante a reunião, a pedagoga da SIA, Paula Trindade, e a secretária adjunta da pasta, Symone Melo, relataram as dificuldades apontadas pelos alunos. Em resposta, o secretário adjunto da STTU, Saulo Spinelli, determinou que agentes de trânsito verifiquem o funcionamento dos elevadores de acessibilidade nos ônibus da capital, lembrando que toda a frota deve ser 100% acessível. Ele também solicitou à SIA o envio de um relatório detalhando os principais problemas, que será posteriormente apresentado às empresas operadoras do sistema.

O encontro também resultou em propostas de novas ações, entre elas a realização de uma formação voltada a motoristas sobre acessibilidade e inclusão. “Percebemos o interesse da STTU em ouvir as necessidades e encontrar soluções para o acesso dos estudantes aos veículos. Afinal, a educação pública e o transporte público são direitos de todos, e as pessoas com deficiência querem e precisam estar nesses espaços”, destacou Symone Melo. Uma nova reunião será marcada para acompanhar o andamento das providências acordadas.

A STTU reforça que denúncias e reclamações sobre a condução de ônibus em Natal podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (84) 3232-9113. Os registros devem conter informações sobre o número da linha, empresa, prefixo do veículo, horário e local da ocorrência. O contato também pode ser feito por meio do aplicativo Natal Digital ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.