Prêmio Maiores e Melhores do Transporte 2025 destaca operadores, indústria e serviços financeiros

Prêmio Maiores e Melhores do Transporte 2025 destaca operadores, indústria e serviços financeiros

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

A 38ª edição do Prêmio Maiores e Melhores do Transporte reuniu, em São Paulo, empresas que se destacaram nos segmentos de transporte de passageiros, indústria e serviços financeiros. A cerimônia reconheceu organizações com melhor desempenho a partir da análise de indicadores econômicos, operacionais e de qualidade de gestão, com base nos balanços referentes ao exercício de 2024.

Entre os destaques da premiação está a NEXT Mobilidade, operadora do sistema de transporte metropolitano entre a capital paulista e a região do ABC, que conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros. A empresa assumiu, em 2021, o contrato de operação e requalificação dos transportes intermunicipais metropolitanos do ABC Paulista, dentro do modelo de relicitação ou prorrogação antecipada de concessões, até então adotado principalmente no setor ferroviário.

O contrato prevê a ampliação de investimentos no sistema, incluindo a modernização do Corredor Metropolitano ABD, a incorporação de linhas fora do corredor e a implantação do BRT-ABC, novo sistema de maior capacidade que ligará o ABC à capital paulista por um trajeto adicional ao corredor existente desde 1986. A previsão de inauguração do BRT-ABC é para 2026.

De acordo com dados do Governo do Estado de São Paulo, até 2021 as linhas metropolitanas do ABC figuravam entre as piores avaliadas. Desde a reformulação contratual, houve renovação da frota — que passou a ser a mais nova do sistema metropolitano —, redução nos índices de reclamações e aumento nos níveis de satisfação dos usuários. O modelo já começa a ser adotado em outras regiões do país, como a Região Metropolitana de Goiânia.

A diretora-presidente da NEXT Mobilidade, Milena Romano, também destacou a atuação do grupo em projetos de BRT metropolitano com foco em eletrificação. Um dos exemplos é o BRT Metropolitano de Belém, implantado com a empresa BRT Amazônia na operação, utilizando ônibus elétricos da Eletra. O sistema ganhou visibilidade durante a COP30, realizada em Belém entre 11 e 22 de novembro, ao ser apresentado como iniciativa de integração regional, inclusão social e redução de impactos ambientais.

Durante a premiação, Milena Romano afirmou: “Agradeço a todos por mais uma oportunidade e premiação. A NEXT Mobilidade é a concretização diária de um sonho e de uma trajetória que começou há 115 anos. É fruto de muita luta, coragem e, acima de tudo, da crença no amanhã. (…) Seguimos em frente, com orgulho de sermos brasileiros, latinos e parte das raízes do transporte”.

Indústria e serviços financeiros também são reconhecidos
Na categoria industrial, a Marcopolo foi uma das vencedoras da 38ª edição do prêmio, sendo reconhecida como a melhor entre as maiores no segmento de Carrocerias para Ônibus e como destaque na categoria Indústria do Transporte. A avaliação considerou o desempenho financeiro de 2024, ano em que a empresa registrou receita operacional líquida de R$ 8,5 bilhões, crescimento de 28,6% em relação a 2023. A produção total alcançou 15.289 unidades, somando fábricas no Brasil e no exterior, com aumento de 17,3%.

“O desempenho alcançado em 2024 superou nossas expectativas e nos permite elevar os desafios para os próximos anos. Com uma carteira de pedidos sólida no Brasil, a retomada do segmento de urbanos e perspectivas favoráveis em mercados estratégicos, como América Latina e África, estamos prontos para iniciar um novo ciclo de crescimento”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Ao longo de 2024, a empresa ampliou o portfólio com lançamentos voltados à sustentabilidade e diversificação de mercados, como o Volare Fly 12, o Volare Attack Híbrido e os primeiros ônibus elétricos integrais Attivi, já homologados em diversas cidades brasileiras. A Marcopolo também ingressou no segmento de lazer com o motorhome NOMADE e avançou no mercado metroferroviário, com a exportação das primeiras composições para a Empresa de Ferrocarriles del Estado (EFE), do Chile.

No segmento de serviços financeiros, o Banco Volvo foi o grande vencedor da edição 2025, figurando como destaque entre as instituições financeiras vinculadas a montadoras. A avaliação considerou indicadores como rentabilidade, liquidez, endividamento e crescimento da receita. A Volvo Financial Services (VFS), responsável pelo Banco Volvo, Consórcio Volvo, corretora de seguros e locadora, respondeu pelo financiamento de cerca de 40% dos produtos Volvo comercializados no Brasil.

“É uma imensa honra receber mais uma vez esse conceituado reconhecimento. Ele atesta que temos bastante equilíbrio nos principais indicadores de gestão de negócio, com desempenho acima da média em nosso setor”, afirmou Silvia Gerber, presidente da Volvo Financial Services na América Latina.

Sobre o prêmio
O Prêmio Maiores e Melhores do Transporte é promovido pela Editora OTM, com aliança editorial das revistas Transporte Moderno e Technibus, e avalia empresas dos segmentos de operadores de transporte, indústria, serviços e serviços financeiros. Na edição de 2025, foram analisados os balanços de aproximadamente 1.200 empresas, distribuídas em 40 categorias, com base em critérios técnicos como receita operacional líquida, lucro, patrimônio, rentabilidade, produtividade do capital e crescimento da receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.