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Biometria facial reduz quase pela metade o uso indevido de benefícios no transporte público de Natal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira

O sistema de biometria facial implantado pela Transdata no transporte público de Natal reduziu em quase 50% o número de utilizações irregulares de benefícios tarifários, como meia passagem estudantil e gratuidades concedidas a idosos e pessoas com deficiência. Em 2018, foram registradas 5.529 apreensões, contra 2.583 em 2025, consolidando a capital potiguar como referência em transparência e eficiência na gestão da bilhetagem eletrônica.

Antes da implantação, em 2017, o sistema registrava, em média, 237 bloqueios mensais, feitos manualmente com base em suspeitas de uso indevido, a partir de padrões de comportamento. Com a adoção da biometria facial em 2018, a média subiu para 461 bloqueios por mês, resultado do aprimoramento na verificação e da fiscalização automatizada.

Nos anos seguintes, o sistema se estabilizou e atingiu maior equilíbrio: em 2025, a média mensal é de 287 bloqueios, o que representa 0,006% dos cerca de cinco milhões de embarques realizados por mês na cidade.

A biometria facial, que identifica automaticamente o titular do cartão no momento do embarque, atualmente integra a operação de 123 cidades em 19 estados brasileiros, além do Equador. “A integração entre georreferenciamento dos embarques e a biometria facial trouxe mais segurança, transparência e eficiência para o transporte público, garantindo que o benefício chegue a quem realmente tem direito”, afirmou Caio Ribeiro, gerente de tecnologia da Seturn/Natal.

Além de reduzir o uso irregular de cartões de gratuidade e meia passagem, a tecnologia também ajudou a diminuir práticas como o comércio informal de créditos eletrônicos — conhecidos localmente como “valeiros” — e reforçou a vinculação entre cartões e CPF dos usuários, ampliando a rastreabilidade e a segurança dos dados.

Desde o início da operação, o sistema evoluiu de um modelo de detecção manual para um processo automatizado e contínuo, marcando uma mudança tecnológica e cultural na forma de monitorar o uso dos benefícios.

“A experiência de Natal comprova como a tecnologia pode apoiar o poder público e os operadores na construção de sistemas mais justos e eficientes. A biometria facial é um exemplo de inovação que assegura o direito de quem realmente tem o benefício e fortalece a governança do transporte coletivo. Nosso foco é seguir evoluindo essas soluções para que cada cidade possa oferecer uma experiência mais segura, integrada e humana ao passageiro”, destacou Rafael Teles, diretor de produtos da Transdata.

Com uma frota de 472 veículos no sistema urbano e metropolitano e mais de 200 mil cartões ativos, Natal segue avançando na modernização da mobilidade pública. A capital também reduziu o uso de dinheiro nas passagens, que passou de 21,9% em 2024 para 19,3% em 2025.

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