Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do país com biometria facial em 100% das vans intermunicipais

Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do país com biometria facial em 100% das vans intermunicipais

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Governo do Rio de Janeiro)

O transporte intermunicipal complementar do Rio de Janeiro alcançou um marco inédito no país: todas as viagens das vans legalizadas agora utilizam biometria facial. A tecnologia foi implementada integralmente até o fim de outubro, dentro do cronograma do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), e apresentada oficialmente nesta sexta-feira (14), na Central do Brasil, em evento realizado em parceria com a Mais Mobi, operadora do sistema de bilhetagem Riocard Mais.

Com a conclusão do projeto, o estado se torna o primeiro do Brasil a adotar o reconhecimento facial em 100% da frota de vans intermunicipais, composta atualmente por 527 veículos equipados com o sistema.

Segundo o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, a tecnologia garante mais segurança, transparência e precisão no uso dos benefícios tarifários, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), gratuidades e demais descontos. “A biometria assegura que o passageiro é realmente o titular do benefício utilizado. O sistema faz a checagem em tempo real, impedindo fraudes e garantindo que os recursos públicos sejam direcionados a quem de fato tem direito. Essa é a importância da implementação: o respeito ao dinheiro público e àqueles que precisam do benefício para seu deslocamento diário”, destacou.

O reconhecimento facial é integrado à base de dados da Mais Mobi, permitindo a auditoria contínua das transações e a identificação de possíveis irregularidades.

A implantação do sistema foi impulsionada após investigações conjuntas entre o Detro-RJ e a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), que identificaram um número atípico de transações do BUI em curto período, elevando artificialmente os ganhos de alguns permissionários e indicando irregularidades.

O projeto também cumpre o Decreto Estadual nº 45.749/2016, que previa o uso de validadores eletrônicos com identificação facial, mas que ainda não havia sido implementado de forma integral. A partir de janeiro deste ano, a instalação dos equipamentos ocorreu gradualmente em todas as regiões do estado.

Além disso, permissionários, motoristas e auxiliares participaram de cursos online obrigatórios, com foco na orientação aos passageiros sobre o novo sistema.

Com a biometria facial totalmente consolidada, o transporte intermunicipal complementar do Rio de Janeiro entra em uma nova etapa. O sistema passa a contar com maior transparência no uso dos benefícios, redução de fraudes, segurança para passageiros e eficiência operacional e financeira.

O avanço tecnológico posiciona o Rio de Janeiro como referência nacional em inovação e governança no transporte público, assegurando o uso responsável dos recursos públicos e fortalecendo a confiança dos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.