Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)
O primeiro ônibus totalmente elétrico começou a circular, em fase experimental, no sistema de transporte semiurbano de São Luís. O veículo, disponibilizado pela empresa TEVX Higer, integra um estudo técnico coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) para avaliar a viabilidade de implantação dessa tecnologia na frota administrada pelo governo do Maranhão.
O governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa representa um novo momento para o transporte público na região metropolitana. Segundo ele, a análise de desempenho poderá contribuir para redução de custos operacionais e, consequentemente, para uma tarifa mais acessível aos usuários.
Durante o período de testes, o ônibus percorrerá diferentes vias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, transportando passageiros do sistema semiurbano. A operação permitirá que a equipe técnica da MOB avalie o comportamento do veículo em situações reais de uso, considerando autonomia da bateria, tempo de recarga, eficiência energética, conforto, acessibilidade e segurança.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou que o estudo faz parte de uma estratégia voltada à modernização da frota e à adoção de soluções sustentáveis. De acordo com ele, o objetivo é identificar alternativas mais econômicas e confortáveis para quem utiliza o transporte público em São Luís.
O modelo testado possui ar-condicionado, câmeras internas e externas, iluminação em LED, carregadores USB, painel informativo, sinalização sonora e luminosa para pedido de parada e microfone para comunicação do motorista. O veículo também é equipado com assentos ergonômicos, piso totalmente baixo, rampa de acesso e seguradores metálicos com entradas USB integradas.
Segundo o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, o ônibus se alinha ao conceito de cidades inteligentes, no qual o planejamento urbano prioriza as pessoas. Ele destacou que o piso baixo garante mais autonomia no embarque e desembarque e reforçou o compromisso da empresa com soluções de mobilidade plenamente acessíveis.
A bateria de íons de lítio do veículo tem autonomia estimada em 270 quilômetros, suficiente para um turno completo de operação. O sistema de regeneração pode ampliar esse alcance em até 30%. O tempo médio para recarga total varia entre três e quatro horas, dependendo da capacidade da estação utilizada.
O período de testes ocorre sem custos para o governo estadual e está alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de mobilidade sustentável, que estimulam o uso de tecnologias limpas e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa também contribui para o aprimoramento da qualidade e da eficiência do transporte público em São Luís.





