Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) abriu as inscrições para o programa educacional Formare, iniciativa voltada à qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O público-alvo são estudantes nascidos entre 2008 e 2009 que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo.
As inscrições podem ser feitas até 23 de novembro pelo site ava.fiochpe.org.br/cadastro.
Idealizado pela Fundação Iochpe, o programa Formare tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho por meio de uma metodologia inovadora, que combina o aprendizado técnico e o desenvolvimento de competências comportamentais. O curso oferecido pela VWCO será o de Operador de Montagem de Produto, com duração de 12 meses, ministrado na fábrica da montadora em Resende (RJ).
O curso é reconhecido e certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e será ministrado por 130 colaboradores voluntários da VWCO, com aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira. O processo seletivo prioriza a diversidade e inclusão, valorizando a participação de pessoas com deficiência (PCDs), negras e integrantes da comunidade LGBTQIA+.
“Há 26 anos, a VWCO recebe alunos do Formare e já participou da formação de mais de 300 jovens, dos quais 76% foram contratados por empresas do Consórcio Modular. Além de capacitar tecnicamente, buscamos fortalecer a autoestima e a confiança desses jovens. O Formare é um passaporte para o mundo profissional e um incentivo para que continuem se desenvolvendo”, afirma Ana Lúcia Moreira, coordenadora pedagógica das turmas VWCO.
O processo seletivo é destinado a jovens sem parentesco de primeiro grau com colaboradores da empresa e que não tenham participado de outros cursos profissionalizantes. As etapas incluem prova escrita, dinâmica de grupo, entrevista e visita domiciliar.
Com mais de duas décadas de atuação, o programa reforça o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a formação de novas gerações, a inclusão social e o desenvolvimento de talentos na indústria automotiva brasileira.





