Encontro de líderes de empresas de transporte do Grupo A. Cândido em João Pessoa

Encontro de líderes de empresas de transporte do Grupo A. Cândido em João Pessoa

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (News Comunicação)

Os principais líderes de empresas de transporte urbano e fretamento do Grupo A. Cândido, que atuam na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, participaram de um novo encontro no último sábado (18). O tema central do evento foi “Gestão por resultados”. Gerentes, supervisores, coordenadores e chefes de setor reuniram-se em João Pessoa com os diretores do Grupo, Alberto Pereira, Lorena Dantas e Larissa Nascimento, e com o consultor de Desenvolvimento Humano, Maurício Xavier, para discutir assuntos como tomada de decisões, responsabilidade, modelo de gestão, padronização de procedimentos e indicadores de desempenho.

O evento representou o penúltimo módulo do projeto “Encontro de líderes”, que já havia realizado três sessões anteriores.

“Todo o trabalho que nós estamos construindo é em prol do negócio, em prol do cliente, em prol da gente ter resultados cada vez melhores. E neste aspecto estamos escolhendo os melhores processos, adaptando-os a realidade de cada empresa, para termos um modelo de gestão universal do Grupo. Vamos ter organogramas por áreas, padronização de processos para termos previsibilidade, ou seja, o que faço e como faço. E dentro deste contexto, queremos ter líderes que tomem decisões não pelo que ele achar, mas por indicadores que são fundamentados para tomadas de decisões assertivas, sem causar prejuízos para a empresa, nem para seus clientes”, afirmou o consultor Maurício Xavier na abertura do evento.

O diretor Alberto Pereira expressou satisfação com a continuidade do projeto. “É uma alegria e satisfação ter todos vocês aqui para dar continuidade a esse trabalho que vai assegurar que a gente continue sendo a melhor empresa do ramo de transporte, seja no urbano ou fretamento. Nós somos líderes de mercado e queremos continuar sendo. Nós começamos no urbano, há muitos anos, em 1973, com meu pai, Seu Argemiro, e mais recentemente, há 20 anos no fretamento, e desde o início fazemos tudo com muito amor e responsabilidade. E esse trabalho de consultoria e de formação de líderes está dentro deste propósito de continuar sendo referência no mercado”, disse o diretor.

Lorena Dantas ressaltou a evolução da jornada de conhecimento promovida pelos encontros. “A gente vem de um caminho de jornada de conhecimento. Começamos com o papel da liderança, passamos do líder, gestor de pessoas, gestor de processos e chegamos agora em gestão de resultados. E falando em resultado, o que a gente quer de resultado após todos esses encontros? Ter a equipe mais qualificada do mercado atendendo a nossa missão, que é essa de continuar sendo referência em transporte. E a gente agradece a vocês pela disponibilidade. A ideia é que cresçamos juntos e isso acontece quando vocês dão o melhor de si e a gente abre oportunidades”, destacou a diretora.

Larissa Nascimento comentou sobre a produtividade recente dos setores e o prazo do projeto. “Está sendo uma jornada incrível. Nesses dois últimos meses, muitos setores trabalharam bastante no desenvolvimento do que foi proposto, na estruturação dos processos, na revisão dos processos. Os setores que ainda não iniciaram, que ainda irão finalizar, a gente tem até dezembro para terminar esse projeto. E hoje, é um tema muito importante, um tema que acho que quem trabalha comigo sabe que eu adoro, que é resultado. E o resultado só é possível se a gente fizer tudo aquilo que a gente aprendeu até agora, que a gente revisou, o foco nas pessoas, nos processos e agora a gente caminha para o foco no resultado. Então que seja um dia incrível, que a gente esteja aberto a aprender, porque todo mundo consegue aprender alguma coisa e todo mundo consegue ensinar alguma coisa. Então, que a gente possa fazer do dia de hoje um momento de muita troca e muito aprendizado”, pontuou, mencionando que o Grupo conta com 1.400 motoristas, dos quais 70% já são motoristas sustentáveis.

Modelo de gestão e a importância dos indicadores
O consultor Maurício Xavier explicou que 2025 é o ano dedicado à estruturação dos processos, com a implantação prevista para 2026. “O modelo de gestão universal do Grupo A. Cândido é uma proposta de várias mãos que está definindo processos em cada empresa, em todas as áreas, para que todo mundo saiba o que fazer e como fazer, e não apenas fazer, mas também medir os seus indicadores, olhando para eles e com a pontuação de melhoria, porque a gente tem muito o que melhorar. Se nós alcançamos esse resultado que a gente tem até agora, o resultado da gente pode ser muito melhor”, reiterou Xavier.

Ele também relacionou a competência profissional ao desempenho alcançado. “A gente mostra a nossa competência pelo resultado que a gente apresenta para a empresa. O resultado não é nosso, o resultado é da equipe. É fruto do trabalho dela. Agora o não resultado é do líder. Se ele alcançar resultado, o resultado é da equipe. E se ele não alcançar, de quem é? É dele. Porque ele tem que parar e dizer: o que eu deixei de fazer? O que eu não poderia ter feito? O que eu não vi? O que eu não acompanhei? E esse é o grande desafio da liderança de equipe. E fazer o certo é trabalhar de acordo com o processo. Aqui nessa empresa a gente não faz o que quer, quando quer e se quiser. A gente faz o que tem que ser feito”, reforçou o consultor.

Xavier sublinhou ainda que a etapa final do modelo de gestão envolve a realização de reuniões periódicas de acompanhamento. “A gente não pode ter nenhuma área que não faça, principalmente, as reuniões de resultados, cada líder tem que ter seus indicadores e tem que avaliar o resultado que está dando para a empresa”, disse ele, acrescentando que as atividades cotidianas têm um impacto direto nos resultados. “Os sistemas são interligados e não tem como um setor não impactar o outro. Tudo é sistémico e entender o papel de cada um dentro deste sistema é fundamental para a obtenção de bons resultados”, concluiu.

Opiniões dos participantes
Adilson Soares, coordenador corporativo de Qualidade, avaliou o treinamento de forma positiva. “Com indicadores corretos, os gestores podem tomar uma decisão mais assertiva e nós reforçamos isso aqui no dia de hoje. As empresas que não adotam essa metodologia de indicadores de desempenho estão fadadas ao fracasso e a sair do mercado”, comentou. Rogério Vieira, gerente operacional da Santa Maria, considerou o módulo enriquecedor. “Essa metodologia de acompanhamento de resultados e definição de processos com certeza vai melhorar ainda mais nossa atuação no mercado. Até porque evoluir é uma questão fundamental para quem quer se manter rentável e sendo um referencial de empresa”, afirmou. Para Antônio Muniz, supervisor de Manutenção, o encontro representou um divisor de águas. “Eu já sabia que a questão da padronização dos processos e a necessidade da gestão de todos eles é fundamental para dar sustentabilidade ao negócio e hoje saio daqui com essa visão ainda mais aguçada”, declarou.

A proposta geral do projeto “Líderes em Ação” é formar a liderança mais capacitada do mercado, garantindo a sustentabilidade da empresa de modo sistematizado, com foco em custos, indicadores e na busca pela excelência na área de atuação. “O grande líder de hoje é aquele que está aberto a aprender, a cooperar com o crescimento de todos, a mostrar resultados, a deixar o ego de lado, fazendo o certo e ele tem que conhecer os processos, porque é ele quem conduz as pessoas para os resultados e é isso que iremos cobrar de nossas lideranças”, finalizou o consultor, lembrando que o último módulo do projeto será realizado em dezembro.

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