Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de Campo Grande)
As vendas de veículos pesados movidos a gás, biometano e eletricidade registraram avanço expressivo entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O volume de caminhões e ônibus a gás ou biometano saltou 257,4% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 162 para 579 unidades entregues. Apesar do aumento, a participação ainda é modesta, representando 0,6% do total de 100.319 veículos comerciais vendidos no acumulado do ano. A Anfavea não detalha os segmentos, mas a Scania segue com ampla presença entre os modelos a gás.
Já os veículos elétricos, com predominância dos ônibus, somaram 858 emplacamentos nos nove primeiros meses de 2025, crescimento de 36,6% sobre as 628 unidades registradas há um ano. A participação no total de vendas foi de 0,8%.
O ônibus elétrico tem mostrado desempenho mais sólido no país, com produção nacional em expansão. Modelos movidos a bateria são fabricados atualmente por BYD, Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volvo, consolidando a presença dessa tecnologia na frota brasileira.