Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)
A Eletra, empresa brasileira especializada em eletromobilidade, vive um momento decisivo em sua trajetória. Com 25 anos de atuação, a companhia conta atualmente com 370 ônibus elétricos encomendados em sua linha de produção, consolidando a liderança na frota da capital paulista e no mercado nacional.
“Hoje temos a liderança na frota de ônibus elétricos da cidade de São Paulo e também do Brasil. São 370 veículos em linha de produção, mostrando como a indústria nacional está se posicionando fortemente nesse mercado”, destacou Iêda Oliveira, diretora-executiva da Eletra, em entrevista à Revista Technibus.
Segundo Iêda, a empresa acaba de completar sua linha de modelos, com versões padron para 80 passageiros, padron de 15 metros com capacidade para 95 passageiros e articulados para até 150 passageiros. Todos são fabricados integralmente no Brasil, atendendo às exigências da maior metrópole do País.
Trajetória de 25 anos
Desde a fundação, a Eletra apostou na eletrificação do transporte coletivo. A empresa desenvolveu soluções que vão do trólebus e híbridos até os elétricos puros, articulados e o e-retrofit. Essa diversidade tecnológica, segundo a executiva, fortalece a transição energética no setor.
“É uma gratificação muito grande ver esse processo ganhar escala. Hoje vemos operadores que querem ampliar sua frota e até eletrificar toda a operação”, disse Iêda. Para ela, os resultados já comprovam as vantagens do modelo: custos reduzidos, maior disponibilidade da frota e aceitação por parte de operadores, passageiros e equipes de manutenção.
Modelo de São Paulo
A capital paulista é referência mundial em eletromobilidade graças à estruturação de um modelo de financiamento que garantiu escala à eletrificação. A prefeitura subsidia dois terços do valor de cada veículo, captando recursos em condições mais vantajosas do que as oferecidas ao setor privado.
Segundo Iêda, os resultados são expressivos: os ônibus elétricos apresentam vida útil estimada de 15 anos e redução média de 75% no custo de energia em relação ao diesel, chegando a 80% em algumas operações. Além da economia, os veículos oferecem maior conforto, reduzem emissões de poluentes e qualificam o transporte público.
“Hoje há mais de 900 ônibus elétricos em circulação na cidade de São Paulo e conseguimos reunir dados concretos que comprovam aquilo que defendíamos há anos. É mais eficiente, mais econômico e melhor do ponto de vista ambiental”, reforçou a executiva.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, o desafio está em assegurar a continuidade da produção nacional. “O nosso foco é manter a liderança, mostrar que sabemos como operar no sistema de transporte do Brasil. Costumo dizer que, se um ônibus funciona na periferia de São Paulo, ele pode operar em qualquer lugar do mundo”, afirmou Iêda.
A executiva conclui que a robustez e a experiência da Eletra devem servir de referência para outras cidades brasileiras e até internacionais. “Queremos colocar todo esse conhecimento a serviço da mobilidade urbana e do fortalecimento da indústria nacional.”